São más notícias para quem está de férias, sobretudo no litoral Norte: chuva, nuvens e temperaturas amenas vão manter-se. Situação que só devera mudar no fim de semana.
Corpo do artigo
Segundo a meteorologista do Instituto Português do Mar e a Atmosfera (IPMA), Ângela Lourenço, a situação deve-se à passagem de superfícies frontais de baixa atividade pelo território nacional.
"Estamos com uma situação de influência do ar marítimo e o anticiclone dos Açores está um pouco longe. Por isso, algumas superfícies frontais conseguem atravessar o território", explica Ângela Lourenço.
À conta disso, Portugal tem vivido um verão ameno, com nuvens, precipitação e temperaturas abaixo da média para a época do ano, sobretudo no litoral norte.
"Nos próximos dias, o litoral norte, sobretudo as regiões do Douro e Minho, vai continuar com nuvens, com a ocorrência de precipitação e temperaturas abaixo do normal para a época do ano", prevê Ângela Lourenço, estimando que, por exemplo, o Porto não passe além dos 23 ou 24 graus.
Segundo a meteorologista, terça-feira será um dia "mais próximo de um verão típico", com "menos nuvens e subida da temperatura". Mas, quarta-feira, a passagem de uma nova superfície frontal de fraca atividade vai trazer, de novo, a queda de precipitação. Situação que afetará sobretudo as regiões do Minho e do Douro. Já Algarve e Alentejo conseguirão atingir temperaturas de 30 ou 33 graus.
"Tudo indica que a situação poderá mudar no fim de semana. Domingo poderá trazer uma circulação atmosférica mais favorável às condições mais típicas de verão", prevê Ângela Lourenço.