Verba para "Condomínios de Aldeia" aumentou quase dez vezes em quatro anos
Total de localidades do Interior abrangidas por este programa de reconversão da envolvente natural para a prevenção de incêndios também cresceu na mesma proporção.
Corpo do artigo
O valor atribuído aos "Condomínios de Aldeia" aumentou quase dez vezes em quatro anos, de 1,2 milhões para dez milhões de euros. O total de aldeias abrangidas por este programa de reconversão da envolvente natural para a prevenção de fogos cresceu na mesma proporção.
O primeiro projeto do "Condomínio de Aldeia" teve, segundo dados dos relatórios do "Fundo Ambiental", 31 candidaturas aprovadas, com financiamento de cerca de 1,2 milhões de euros. No ano seguinte, foram aceites 67 das 110 candidaturas submetidas, com financiamento de 4,3 milhões de euros. O programa ganhou tração e em 2022 aprovou 99 projetos, abrangendo 412 aldeias. Com o ano de 2023 ainda em fase de análise, sem relatório final disponível, os dados preliminares apontam para uma dotação de dez milhões de euros para o ano de 2024, que foi executado entre junho do ano passado e junho deste ano em centenas de aldeias.