Em pleno Bairro de Santa Eugénia, em Viseu, há um café que se destaca entre os demais. Com mais de uma década de atividade, o Vermelho & Verde foi criado pelos antigos donos a pensar nos amantes do desporto rei. Um era benfiquista e o outro sportinguista, daí o nome do estabelecimento.
Corpo do artigo
O Vermelho & Verde foi criado pelos antigos donos a pensar nos amantes do desporto rei. Um era benfiquista e o outro sportinguista, daí o nome do estabelecimento. Era no Vermelho & Verde que os adeptos de futebol da cidade de Viriato gostavam de ver a bola, beber um copo e petiscar.
O café já vai no terceiro proprietário e até já mudou de local, tendo atravessado a rua, mas a paixão pelo futebol mantém-se. Rui Almeida está há oito anos à frente do Vermelho & Verde e também ele está ligado ao desporto. É treinador de futsal.
Nas paredes do café estão expostas algumas camisolas de jogadores de futebol do Académico de Viseu, o clube de que é adepto. Pica, Fernando Ferreira, Rui Miguel, Fábio Santos foram alguns dos atletas, amigos do treinador e empresário, que depois de abandonarem a profissão cederam camisolas que estão agora emolduradas. No café estão também expostas camisolas da seleção nacional de futebol feminino, orientada pelo viseense Francisco Neto.
A pandemia trouxe-nos clientes que não tínhamos ou pessoas que tinham vindo cá só tomar café e que não sabiam que havia muitos petiscos
Rui Almeida manteve o conceito de café, snack-bar e petiscaria até à pandemia. A covid-19 obrigou a uma reformulação do negócio. Para captar mais clientes, o espaço passou a servir também almoços. A mudança "correu bem". "A pandemia trouxe-nos clientes que não tínhamos ou pessoas que tinham vindo cá só tomar café e que não sabiam que havia muitos petiscos. A pandemia abriu-nos essa porta e trouxe-nos mais gente", afirma.
O Vermelho & Verde aposta sobretudo na cozinha tradicional. Serve cozido à portuguesa, ranho ou arroz de costelas em vinha d´alhos. Cada dia da semana tem um prato fixo. A cabidela de galo, servida à quarta-feira, é o pitéu mais procurado.