Cristina Mendes, uma empresária do Marco de Canaveses, quer mobilizar o país para uma homenagem no dia 5 de outubro ao vice-almirante Gouveia e Melo, responsável pela task-force que organizou o processo de vacinação contra a covid-19 em Portugal, vestindo uma peça de roupa verde, a cor do camuflado usado pelo militar.
Corpo do artigo
A ideia é pôr a população vestida com uma peça de roupa de verde - a cor do camuflado dos Fuzileiros da Marinha que Gouveia e Melo usou durante os 237 dias em que liderou a operação de vacinação, justificando-o com o facto de estar numa "guerra contra o vírus" - e que, em alguns setores mais progressistas, chegou a ser alvo de críticas.
O desafio foi lançado através das redes sociais, embora a autora da iniciativa reconheça que, para "angariar o maior número de pessoas para a causa, é importante que pelo menos uma figura de relevo nacional agarre a ideia", suspira.
Assim, através das redes sociais, foram desafiadas algumas figuras públicas - desde os pivôs dos telejornais até Cristiano Ronaldo - para que vistam uma peça de roupa verde. "Resta-me aguardar pelo feedback", acrescenta, expectante, Cristina Mendes.
no estádio municipal.
Concentração no estádio
No caso específico do Marco de Canaveses, foi lançado o desafio para que no dia 5 de outubro, feriado em que se comemora o Dia da Implantação da República, às 17 horas, a população se concentre no Estádio Municipal, com a tal peça de roupa verde vestida.
"Vamos ver como decorre. Não tenho nenhuma previsão de quantas pessoas possam aparecer. Está na mão das pessoas. Um gesto de gratidão sê-lo-á sempre de cada um", ressalva.
A responsável acrescenta que decidiu avançar com a homenagem quando viu o vice-almirante trajado de branco, a farda festiva da Marinha, na cerimónia semanal com o Governo em que anunciou que dava por finda a sua missão na task-force com praticamente 85% da população vacinada.
Cristina Mendes, gestora da JMM, uma empresa de construção civil familiar e das mais bem sucedidas da região, tem assumido protagonismo local pelo seu dinamismo ao envolver-se em múltiplas iniciativas de cariz público. Por exemplo, em homenagem aos bombeiros promoveu uma manifestação de apoio onde os milhares de participantes envergavam uma peça de roupa branca; o carro que conduz foi personalizado com as cores e o rosto da célebre Carmen Miranda em homenagem aos artistas da região. Foi presidente da Associação de Pais da Escola Secundária local e é atualmente dirigente do Conservatório Artâmega.