Em Portugal, voto em mobilidade é exercido no próximo domingo.
Corpo do artigo
Os presos e os doentes internados vão ser os primeiros a votar nestas eleições legislativas. A recolha de votos começa amanhã e prolonga-se até quinta-feira, dia 8. As votações antecipadas prosseguem durante a semana. Seguem-se os deslocados no estrangeiro, que concretizam a escolha política entre 6 e 8 de maio. Depois, o voto em mobilidade em território nacional realiza-se no próximo domingo, dia 11, com as inscrições a decorrerem até quinta-feira.
Os votos antecipados de presos e doentes internados vão ser recolhidos de segunda a quinta-feira, sendo os primeiros a votar para as eleições legislativas antecipadas de 18 de maio. O prazo para estes eleitores se inscreverem acabou na terça-feira, dia 29 de abril, após ter sido alargado devido ao apagão que ocorreu em Portugal, Espanha e Sul de França, na passada segunda-feira, dia 28.
Os presos e doentes hospitalizados podiam inscrever-se para o voto em mobilidade no site www.votoantecipado.pt ou através do envio de uma carta à secretaria geral do Ministério da Administração Interna. Os eleitores nessas condições têm de indicar o seu número de identificação civil e um documento que comprove o seu impedimento para votar no dia 18 de maio: no caso dos presos, do diretor do estabelecimento prisional; na situação de doentes internados, da direção do estabelecimento hospitalar.
No estrangeiro
Os eleitores deslocados no estrangeiro "por motivos profissionais, académicos ou de saúde", destaca o site do Ministério da Administração Interna, não precisam de se inscrever. Contudo, entre os dias 6 e 8 de maio (de terça a quinta-feira) devem deslocar-se aos consulados ou delegações indicadas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros. Os emigrados devem mostrar o seu cartão de identificação civil e indicar a freguesia onde estão recenseados.
No caso dos restantes eleitores em mobilidade, em território nacional, é necessário efetuar inscrição entre hoje e quinta-feira, pelas mesmas vias, e deslocar-se no domingo 11 de maio ao local escolhido quando fez a inscrição. Tal como os deslocados no estrangeiro, no ato eleitoral, devem identificar-se e referir a freguesia onde estão recenseados para poderem exercer o direito de voto.