A 10 minutos do centro de Guimarães, na freguesia de Penselo, foi recentemente inaugurada uma nave com oito campos de padel: cinco duplos e três singulares. O espaço, climatizado, dispõe de cafetaria, espaço infantil, esplanada exterior, loja e gabinetes médicos. A Warrier Padel Arena quer ter uma ligação forte ao Desporto Escolar e os primeiros 30 professores já estão em formação.
Corpo do artigo
Aos 56 anos, Pedro Guerreiro já faz parte da história do desporto em Guimarães. Praticante de ténis na juventude, esteve também ligado ao clube da cidade, onde, por influência do irmão, Emídio Guerreiro, se mudou para o basquetebol. Esteve na fundação do Basquete Clube de Guimarães, que viria a dar origem à secção de basquete do Vitória. Foi com ele como diretor da modalidade que o clube conquistou duas Taças de Portugal.
Depois de sair do Vitória, no início de 2022, sentia que havia um vazio na sua vida que só o desporto podia preencher. Em conversa com a mulher e as duas filhas, surgiu a ideia de criar um espaço de raiz para a prática do padel.
Pedro Guerreiro gere uma empresa familiar com 50 anos de experiência no ramo das etiquetas, passamanarias e artes gráficas, trabalhando fundamentalmente para a indústria têxtil. Para dar força à ideia, serviu-se dos conhecimentos acumulados para atrair para o projeto a Adidas.
O padel joga-se entre duplas, contudo, a modalidade singular também existe e vai ganhando cada vez mais adeptos. Nem sempre é fácil arranjar três companheiros para fazer uma partida, mas encontrar um é mais simples", explica Hugo Ferreira, o diretor técnico.
Todos os campos estão preparados para receber jogos oficiais e temos um central, com bancadas, para receber os jogos importantes
A Warrior Padle Arena está equipada com três campos singulares. "A regulamentação da variante está anunciada e, quando acontecer, já informamos a federação da nossa vontade de organizar aqui o primeiro campeonato nacional", afirma Pedro Guerreiro. "Todos os campos estão preparados para receber jogos oficiais e temos um central, com bancadas, para receber os jogos importantes", acrescenta o diretor técnico.
Apesar de ser um negócio com fins lucrativos, a Warrier Padel Arena tem uma componente forte de ligação entre competição e formação. "Arrancamos com duas duplas a participar nas competições nacionais e queremos ter mais", assegura Hugo Ferreira.
Entretanto, Paulo Sanches, responsável pelo programa de Desporto Escolar da federação, já está a formar os primeiros 30 professores de Educação Física. "O espaço é cedido gratuitamente e a ideia é que estes professores levem a modalidade para as escolas e tragam aqui os seus alunos", esclarece. "Não só porque estamos a ganhar praticantes para o futuro, como queremos estar ligados à comunidade", conclui Pedro Guerreiro.