Balanço

Casos de covid-19 aumentam em dia com três mortes

Casos de covid-19 aumentam em dia com três mortes

Portugal regista, esta quarta-feira, mais 572 casos e três mortes por covid-19. Os internados em enfermaria continuam em queda. O Rt sobe para 1 e a incidência desce.

Um dia depois de o Presidente da República ter anunciado o fim do estado de emergência, tendo em conta a evolução da pandemia em Portugal, o boletim da Direção-Geral da Saúde desta quarta-feira dá conta de mais 572 casos de infeção, o que eleva para 835 563 o número total de casos confirmados desde o início da pandemia. O balanço reflete um aumento de casos face a terça-feira, quando houve 353 novos contágios, mas uma diminuição face à quarta-feira da semana passada, dia em que foram contabilizados 610 novas infeções.

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde de hoje aponta ainda para mais 576 recuperados, reduzindo o número de casos ativos para 23 809 (apenas menos sete do que ontem).

A região Norte continua a ser a que soma mais novos casos de infeção (261), seguindo-se Lisboa e Vale do Tejo, com 186 novos contágios. O Centro contabiliza mais 61, o Alentejo mais dois, o Algarve mais 31. Açores e Madeira somam 22 e nove infetados, respetivamente.

O boletim dá conta de mais três óbitos por covid-19, todos no Norte, saldando em 16.973 o número total de mortes desde o início da pandemia. Nos hospitais, há menos 14 doentes em internamento (total de 332), mas mais dois em unidades de cuidados intensivos (88).

PUB

Na matriz de risco que permite controlar a velocidade do desconfinamento, e que foi hoje atualizada, o valor do Rt - o número médio de casos secundários que resultam de um primeiro - subiu de 0,99 para 1 a nível nacional (no território continental, o valor já era de 1).

Quanto à taxa de incidência da doença nos últimos 14 dias, o valor geral baixou de 70,4 casos de infeção por 100 mil habitantes (na segunda-feira) para 69,3 casos, hoje. Tendo em conta só a análise de Portugal continental, o número fica nos 66,5.

António Costa avisou que as medidas da reabertura seriam revistas sempre que Portugal ultrapassasse os 120 novos casos por dia por 100 mil habitantes a 14 dias ou sempre que o Rt ultrapasse o 1.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG