Pandemia

Certificado digital covid pode ser pedido nos Espaços Cidadão

Certificado digital covid pode ser pedido nos Espaços Cidadão

O certificado digital covid da União Europeia pode ser pedido num dos mais de 750 Espaços Cidadão que existem em Portugal continental, anunciou este sábado o Governo.

"O certificado permite comprovar uma das seguintes situações: vacinação contra a COVID-19, recuperação da doença nos últimos 6 meses ou teste negativo à COVID-19", lê-se num comunicado do ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública.

PUB

O Governo sublinha que o "pedido presencial nos Espaços Cidadão é uma alternativa ao pedido online disponível através do portal do SNS24" e que o serviço "pode ser efetuado em todos os Espaços Cidadão, com exceção daqueles que se localizam dentro das Lojas de Cidadão".

O comunicado revela ainda que até ao dia 30 de junho foram realizados mais de mil pedidos de certificado nestes balcões.

"Este documento digital facilita a circulação das pessoas de forma segura, dentro e fora de Portugal. Pode ser utilizado para ter acesso a estabelecimentos turísticos e de alojamento local, como restaurantes e hotéis, onde, de acordo com as medidas específicas decididas no último Conselho de Ministros, é exigida a apresentação de certificado digital ou teste negativo em todo o território continental", relembra o ministério, destacando que o documento facilita também as deslocações entre todos os Estados-membros da União Europeia, na Islândia, no Liechtenstein, na Noruega e na Suíça.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG