Pandemia

DGS acaba com boletim diário da covid-19 e passa a emitir atualização semanal

DGS acaba com boletim diário da covid-19 e passa a emitir atualização semanal

A Direção-Geral da Saúde passa a divulgar, a partir de amanhã, um relatório da situação epidemiológica e de vacinação com uma periodicidade semanal, que será publicado à sexta-feira.

Segundo um comunicado enviado às redações, "atual fase justifica a alteração do padrão de divulgação, sendo descontinuados ambos os relatórios diários", o boletim epidemiológico, normalmente divulgado ao início da tarde, e o da vacinação, que costumava ser enviado ao fim do dia.

De acordo com a DGS, o novo Relatório de Situação "incluirá o número de casos confirmados e de óbitos em Portugal, acumulado a sete dias, bem como a ocupação hospitalar diária no continente, com a respetiva variação semanal".

O novo modelo de documento divulgará também o "número de casos, internamentos e óbitos por região de saúde, bem como a distribuição por grupo etário", enquanto os internamentos vão refletir as camas ocupadas com casos de covid-19, adianta a DGS.

Os dados revelados diariamente no boletim de vacinação passam a ser compilados numa comunicação semanal, num documento com dados sobre "a vacinação iniciada, completa e de reforço por grupo etário." Com a campanha da gripe "em fase de conclusão", os dados sobre a vacinação gripal deixarão de ser divulgados.

O novo modelo de divulgação, que começa amanhã, "será ajustado sempre que a situação epidemiológica o justifique ou exista necessidade de contemplar outros indicadores", lê-se ainda no comunicado.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG