O Jogo ao Vivo

Balanço

DGS admite dupla contagem de casos de Covid-19 no Porto

DGS admite dupla contagem de casos de Covid-19 no Porto

O Porto saltou na segunda-feira para o topo da tabela dos concelhos com mais casos de infeção pelo novo coronavírus mas aumento de 524 novos casos é superior ao reportado para todo o país.

Entre domingo e segunda-feira, o número de casos de Covid-19 no concelho do Porto registou um aumento de 524 notificações. Passou de 417 para 941. Mas as contas podem estar erradas, uma vez que o aumento ultrapassaria não só o total da Região Norte, como aquele que foi registado em 24 horas em todo o país: mais 446 casos, incluindo o Porto.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) explicou ao JN que está a ser utilizada uma "metodologia mista", que recolhe dados reportados pelas administrações regionais de saúde e pela plataforma Sinave (Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica), na qual os médicos inserem a informação sobre os doentes. "O universo pode ser indevidamente maior do que o número de casos por dupla contagem", adianta fonte da DGS.

A partir de desta terça-feira, serão utilizados apenas os dados do Sinave, deixando de ser tidos em conta os dados reportados pelas autarquias. No entanto, esta alteração pode levar a que sejam reportados apenas 70% a 75% do total de casos no país.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG