Coronavírus

DGS diz que autoridades chinesas "têm sido exemplares" no controlo do surto

DGS diz que autoridades chinesas "têm sido exemplares" no controlo do surto

A diretora-geral da Saúde elogiou esta sexta-feira as autoridades chinesas, considerando que "têm sido exemplares no controlo do surto" de infeção pelo novo coronavírus (2019-nCov), que já causou 637 mortos e mais de 31 mil infetados.

Graça Freitas falava na sede da Direção-Geral da Saúde, em Lisboa, onde foi dada uma conferência de imprensa para fazer um balanço sobre o surto de doença respiratória aguda pelo novo coronavírus na China.

Segundo a diretora-geral da Saúde, "as autoridades chinesas têm sido exemplares no controlo do surto", mas também na disponibilização de informação.

"Não há motivo nenhum para não confiar nas autoridades chinesas (...) Temos de estar gratos pelas medidas de contenção adotadas pela China", afirmou, dando como exemplo a quarentena imposta em cidades da província de Hubei, no centro da China e onde vivem 56 milhões de pessoas.

Uma dessas cidades é Wuhan, epicentro do surto que começou em dezembro e que tem 11 milhões de habitantes.

Graça Freitas sublinhou que a epidemia continua confinada na China, uma vez que a percentagem de casos de infeção importados por outros países é baixa.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG