Hospital

Estado de saúde de Jorge Sampaio agravou-se nas últimas horas

Estado de saúde de Jorge Sampaio agravou-se nas últimas horas

O estado de saúde de Jorge Sampaio agravou-se nas últimas horas. O ex-presidente da República, de 81 anos, está internado no Hospital de Santa Cruz, em Lisboa, desde sexta-feira, na sequência de dificuldades respiratórias.

A informação foi avançada na terça-feira pelo semanário "Expresso" e confirmada esta quarta-feira de manhã pelo jornal "Público", junto de fonte próxima do ex-chefe de Estado.

Jorge Sampaio tem 81 anos e um historial clínico com problemas cardíacos. Foi internado de urgência no Hospital de Santa Cruz na passada sexta-feira, devido a dificuldades respiratórias.

Sampaio estava no Algarve, de férias, mas após sentir dificuldades respiratórias, e "dado o seu historial de doente cardíaco", foi transferido para Lisboa.

Na segunda-feira, fonte do gabinete de Jorge Sampaio disse à Lusa que o antigo chefe de Estado continuava estável e o estado de saúde "sem alterações significativas em relação aos dias anteriores". No entanto, de acordo com o "Expresso", a situação clínica agravou-se na terça-feira.

Jorge Sampaio tem 81 anos e foi Presidente da República durante dois mandatos, entre 1996 e 2006.

Em 1989 foi eleito líder do Partido Socialista e na mesma altura foi eleito presidente da Câmara de Lisboa, tendo sido reeleito em 1993.

PUB

Após a passagem pela Presidência da República, foi nomeado em 2006 pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas enviado especial para a Luta contra a Tuberculose e entre 2007 e 2013 foi alto representante da ONU para a Aliança das Civilizações.

Atualmente preside à Plataforma Global para os Estudantes Sírios, fundada por si em 2013 com o objetivo de contribuir para dar resposta à emergência académica que o conflito na Síria criara, deixando milhares de jovens para trás sem acesso à educação.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG