Covid-19

Proibido entrar e sair da Área Metropolitana de Lisboa ao fim de semana

Proibido entrar e sair da Área Metropolitana de Lisboa ao fim de semana

O Governo anunciou, esta quinta-feira, as alterações a ser efetuadas nos concelhos após atualização dos dados da pandemia de covid-19, no fim da reunião do Conselho de Ministros.

Proibição da circulação em Lisboa

Uma das principais preocupações está centrada na região de Lisboa e Vale do Tejo, que a partir das 15 horas de sexta-feira vai proibir a circulação, entrada e saída, na Área Metropolitana de Lisboa, durante o fim de semana. Mariana Vieira da Silva, ministra da Presidência, não adiantou quanto tempo a medida irá durar.

A governante garantiu que a regra tem enquadramento legal e deixa de estar em vigor a partir das seis horas de segunda-feira. Haverá reforço da fiscalização numa tentativa de "diminuir os movimentos", sendo que as "viagens internacionais estão excluídas destas regras". À semana, a proibição de circulação não se aplica.

Concelhos e o desconfinamento

Há vinte concelhos em estado de alerta, com 120 casos ou 240 casos por 100 mil habitantes. São eles: Alcochete, Águeda, Almada, Amadora, Barreiro, Grândola, Lagos, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Sardoal, Seixal, Setúbal, Sines, Sobral de Monte Agraço e Vila Franca de Xira.

Há dez concelhos que não acompanham o desconfinamento no resto do país, entre eles estão Albufeira, Arruda dos Vinhos, Braga, Cascais, Lisboa, Loulé, Odemira, Sertã e Sintra. Também Sesimbra entra nesta lista, mas tem uma agravante: os restaurantes encerram às 15.30 horas ao fim de semana.

PUB

Vacina da AstraZeneca

Após o anúncio da Direção-Geral da Saúde (DGS), esta quinta-feira, de que o intervalo entre as tomas das doses da vacina da AstraZeneca, de doze para oito semanas, a ministra da Presidência adiantou que os utentes vão começar a ser contactadas a partir de hoje para tomar a segunda dose.

Certificado digital

Mariana Vieira da Silva afirmou que o certificado verde digital "pode ser um elemento que substitui um teste" nos eventos, onde passa a ser exigido um resultado negativo à covid-19.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG