O aumento exponencial do número de pessoas infetadas com covid-19 em Guimarães, na última semana, levou a que a Câmara Municipal emitisse a recomendação de uso de máscara na rua.
Corpo do artigo
Guimarães é o concelho do Norte onde se registaram mais casos na primeira semana do mês. Com 108 positivos em apenas sete dias, é também o terceiro município com mais casos novos no país, só superado por Lisboa (208) e Sintra (207), que têm mais população.
"Aconselhamos e recomendamos que se use máscara no espaço público, e pedimos até às autoridades do Governo que transformem esta recomendação, que é pedagógica, em obrigatoriedade legal", disse Domingos Bragança, presidente da Câmara, que reuniu a Comissão Municipal de Proteção Civil na segunda-feira.
12709877
A lei não obriga ao uso de máscara na rua nem o plano de contingência, que entra em vigor a partir do dia 15 prevê essa obrigatoriedade, mas Domingos Bragança manifesta-se "preocupado" com a "transmissão comunitária" que já não permite identificar a origem de todas as cadeias de contágio no concelho vimaranense.
O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Alto Ave identificou vários focos espalhados pelo território, onde se destacam os nove casos positivos de bombeiros dos Voluntários de Guimarães, três funcionários da empresa municipal Vitrus Ambiente, duas funcionárias na EB 2,3 João de Meira, uma criança na EB1 de Conde e várias fábricas com casos isolados.
12710960
O aumento de casos resulta de "reuniões de familiares e amigos, com casamentos e batizados, mas também do movimento das férias e dos emigrantes que vieram visitar as famílias", explica Novais de Carvalho, diretor executivo do ACES do Alto Ave. O número de novos casos "tem sido, em média, de 22 por dia, e vai subir", alerta o mesmo responsável, que nos últimos dias identificou novas festas familiares onde pelo menos uma pessoa veio a testar positivo.
Para já, assegura Novais de Carvalho, a boa notícia é que "não há casos em lares". No entanto, o ACES e a Câmara promoveram ontem uma formação com todas as IPSS do concelho no sentido de reforçar os comportamentos preventivos de modo a que não apareçam no futuro.
A covid-19 já causou 29 mortes em Guimarães e, desde o início da pandemia, já recuperaram 721 pessoas, cerca de 70% do total de infetados. Entre os dez concelhos com mais casos da última semana, três são do Norte e sete da Área Metropolitana de Lisboa.
Dez concelhos com mais casos de 31 de agosto a 6 de setembro
Lisboa 208
Sintra 207
Guimarães 108
Arouca 98
Amadora 92
V. N. de Famalicão 79
Loures 73
Odivelas 67
Vila Franca de Xira 66
Oeiras 65
FONTE: Boletim semanal da DGS com relatório da situação epidemiológica