Internet

Conta falsa de Centeno no Twitter leva ministro a criar uma oficial

Conta falsa de Centeno no Twitter leva ministro a criar uma oficial

Um utilizador de Twitter criou uma conta fictícia onde se fazia passar pelo agora presidente do Eurogrupo, Mário Centeno. A brincadeira obrigou a um desmentido do FMI e levou a que o Ministério das Finanças garantisse a criação de uma conta oficial nas próximas horas.

Um internauta ter-se-á apercebido de que Mário Centeno era o único candidato ao Eurogrupo que não tinha uma conta de Twitter e aproveitou para adiantar serviço. Todos os outros - o eslovaco Peter Kažimír, a letã Dana Reizniece-Ozola e o luxemburguês Pierre Gramegna - utilizaram a rede social para comunicarem acerca das candidaturas para a presidência do Eurogrupo, cargo que será ocupado por Centeno a partir de 13 de janeiro.

Assim, pouco antes de o resultado da eleição ter vindo a público, o utilizador @MCentenoEU, com o nome Mario Centeno (sem acento), estreou-se no Twitter com a mensagem "Welcome!" (Bem-vindos!), publicada às 14.12 horas.

Algumas horas depois, o internauta mascarado de Centeno agradeceu a escolha para a instituição europeia: "Muito honrado por ser o novo Presidente do Eurogrupo. Obrigado!".

Apesar de o Ministério das Finanças ter detetado a conta fictícia logo no dia em que foi criada, esta manteve-se na penumbra até ao início da tarde desta terça-feira, quando o utilizador deu conta, falsamente, da morte da diretora do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde.

"Uma notícia terrível. Christine Lagarde, a diretora-geral do FMI morreu subitamente há minutos. Não há detalhes", escreveu às 13.33 horas.

A declaração levou a que o porta-voz do FMI, Gerry Rice, e o Conselho da União Europeia, no seio do qual funciona o Eurogrupo, viessem esclarecer, também no Twitter, que a notícia divulgada era falsa.

A conta, que entretanto foi suspensa, conseguiu alcançar 287 seguidores em menos de 24 horas e vai dar lugar a uma verdadeira, nas próximas horas, segundo garantiu o ministério tutelado por Centeno.