Presidente da República

Marcelo sofre quebra de tensão e desmaia durante visita em Braga

Marcelo sofre quebra de tensão e desmaia durante visita em Braga

O presidente da República desmaiou, este sábado, à saída de uma visita ao Santuário do Bom Jesus, em Braga, tendo sido transportado pelos seguranças para um hotel próximo.

Segundo um pequeno comunicado publicado no site da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa foi encaminhado ao hospital de Braga, "por precaução". É "de esperar uma adaptação do programa previsto para este fim de semana", acrescenta a nota.

O desmaio de Marcelo Rebelo de Sousa ocorreu cerca das 13 horas durante uma visita ao Santuário. O presidente foi imediatamente assistido por um enfermeiro e um médico que acorreram ao local, o hotel do Templo, numa Viatura Médica de Emergência Rápida (VMER).

O diagnóstico feito pela equipa que assistiu o presidente indica uma quebra de tensão, explicada pelas fortes temperaturas que se faziam sentir àquela hora, em Braga. De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, são esperadas temperaturas máximas de 37 graus no distrito.

Menos de uma semana depois da formalização da candidatura das Festas de São João de Braga a Património Cultural Imaterial, Marcelo Rebelo de Sousa tinha previsto passar este sábado na cidade, começando por visitar o Santuário do Bom Jesus do Monte ao final da manhã.

Marcelo segue as pisadas de Cavaco

Claramente diferentes na forma como representam o país, são raras as semelhanças que se podem apontar entre os mandatos de Marcelo e Cavaco Silva, sobretudo na forma como se dirigem ao público. Mas há, seguramente, pelo menos uma. Também o​​​​ ex-presidente da República se sentiu mal e desmaiou, numa cerimónia pública, durante uma sessão solene das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, na Guarda, em 2014. Depois de receber assistência médica, Cavaco Silva regressou à tribuna com aplausos de quem o ouvia e retomou o discurso. Recorde o momento aqui.

ver mais vídeos