Premium

Número de clínicas dentárias dispara a par de promoções

Número de clínicas dentárias dispara a par de promoções

Em apenas três anos, surgiram 1968 clínicas dentárias em Portugal - o que dá uma média de 55 por mês -, muitas delas de grande dimensão, pertencentes a grupos empresariais sonantes e instaladas em centros comerciais muito frequentados. A Ordem dos Dentistas teme pela saúde dos clientes.

A oferta de dentistas cresceu e a concorrência provocou um frenesim de promoções, pelo menos para as intervenções mais simples. O bastonário da Ordem dos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva, alerta para a "publicidade enganosa" e para as intervenções prometidas a preços de saldo, criticando a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) por falta de atuação. Há recém-formados a aceitar trabalhar por quatro euros à hora (ou até menos) para esses consultórios. E quem considere que a profissão está a atravessar uma fase de desvalorização.

De acordo com a ERS, foram emitidas 674, 615 e 679 licenças para abertura de clínicas dentárias, em 2016, 2017 e 2018. A soma perfaz 1968, sendo que atualmente estão autorizados a funcionar 6514 consultórios.