Pórticos tipo SCUT

Passar no Túnel do Marão vai custar entre 1,95 e 4,90 euros

Passar no Túnel do Marão vai custar entre 1,95 e 4,90 euros

Já estão definidos os preços das portagens o Túnel do Marão que vão custar entre os 1,95 e 4,90 euros.

Fonte do Ministério do Planeamento e das Infraestruturas revelou que a portagem custará 1,95 euros para os veículos de classe 1, 3,40 euros para a classe 2, 4,40 para a classe 3 e 4,90 para a classe 4.

As portagens irão funcionar através de pórticos idênticos aos instalados nas antigas SCUT e, segundo o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas, irão aplicar-se os mesmos descontos praticados nessas vias.

"Os veículos de mercadorias irão ter um desconto de 10% no período diurno e 25 % no período noturno, fins de semana e feriados. Para os motociclos custará menos 30% caso utilizem o dispositivo eletrónico", afirmou a fonte.

O Túnel, com 5,6 quilómetros, está inserido na Autoestrada do Marão, que liga Amarante a Vila Real, ao longo de 26 quilómetros.

A mesma fonte lembrou que as portagens no Túnel do Marão justificam-se pela existência de uma alternativa a esta via, já que o Itinerário Principal 4 (IP4), entre Amarante e Vila Real, vai manter-se em funcionamento. Outra razão apontada é o facto de se tratar de uma "obra de extraordinária dimensão, com um investimento financeiro muito significativo".

Apesar de ainda não ter sido anunciada a data oficial de abertura do empreendimento, prevê-se que possa acontecer em meados de abril. Depois de concluídas as obras de construção dentro do túnel, estão agora a decorrer os testes dos equipamentos de segurança.

As corporações de bombeiros já foram chamadas para fazer uma formação sobre atuação em túneis. No final de fevereiro, o comandante da Cruz Branca de Vila Real, Orlando Cruz, mostrou-se preocupado porque a sua corporação não tinha formação específica e equipamento adequado para intervir num túnel.

Esta semana, 20 bombeiros de quatro corporações de Vila Real e Amarante vão deslocar-se a Oviedo, Espanha, onde vão para fazer uma formação de três dias para treinar o socorro no interior do túnel. Segundo Orlando Matos, a partir de domingo serão feitas visitas ao Túnel do Marão para conhecer os sistemas de segurança disponíveis, acompanhadas por técnicos.

Está prevista a realização, no dia 13 de abril, de um exercício de desencarceramento que envolverá bombeiros, INEM e GNR. Nesse mesmo dia, deverão ser entregues cinco equipamentos individuais e máscaras respiratórias às corporações.

ver mais vídeos