Inovação

Taxistas vão ter roupa inteligente e nova app

Taxistas vão ter roupa inteligente e nova app

Para que a concorrência "não fique sem resposta", a Associação Nacional de Transporte Rodoviário em Automóveis Ligeiros (ANTRAL) apresenta, esta tarde, em Lisboa, a Izzi Move, uma aplicação (app) de mobilidade que vai concorrer diretamente com a MyTaxi e plataformas como a Uber, Bolt ou Kapten.

Vai ainda ser dada a conhecer uma linha de vestuário desenvolvida especialmente para os taxistas e que permitirá localizar e monitorizar algumas das funções vitais dos motoristas.

Florêncio Almeida, o presidente da ANTRAL, garante que não se trata de uma farda mas de roupa facultativa, a custos reduzidos, que pode ou não ser usada pelos motoristas. Do kit, faz parte um fato, blusão, parka, camisa, colete, gravata e sapatos.

Através da aplicação de sensores, a empresa Latino, em Braga, que está a fabricar a roupa, garante que, tal como já existe com outras peças de vestuário produzidas pela empresa, a roupa pode fornecer informações sobre a localização da pessoa e, por exemplo, o ritmo cardíaco, a temperatura exterior do corpo e até a transpiração.

Nas novidades hoje dadas a conhecer, foram investidos cerca de 400 mil euros. A plataforma Izzi Move, para já, vai funcionar em 26 concelhos. Entre eles, Lisboa, Barreiro, Évora e Castelo Branco. Este capital foi investido pela associação e em parceira com "dez rádio táxis" que querem fazer parte deste projeto.

A forma de funcionamento da aplicação é simples: o cliente pode chamar um táxi através da app para os sistemas operativos móveis iOS, da Apple, e Android, da Google, e vai poder avaliar a viagem e saber a estimativa de preço antes de iniciar o percurso. Além de poder pagar dentro da aplicação, à semelhança das aplicações concorrentes, é possível pagar também em dinheiro no final da viagem.

Imobusiness