TGV

TGV: Data para ligação Aveiro-Salamanca até final do ano

TGV: Data para ligação Aveiro-Salamanca até final do ano

Portugal estará em condições de fixar uma data para a conclusão da linha de alta velocidade entre Aveiro e Salamanca na cimeira luso-espanhola do final do ano

O anúncio foi feito pelo ministro das Obras Públicas, Mário Lino.

"Para o fim deste ano contamos enviar para avaliação de impacto ambiental o nosso estudo prévio para a linha de alta velocidade Aveiro-Salamanca e estamos em condições de na próxima cimeira luso-espanhola que se irá realizar no final deste ano, fixar, acordar uma data com Espanha para terminar essa linha", disse Mário Lino à agência Lusa.

O ministro, que falava no final de um encontro com o presidente da Junta Autónoma de Castela e Leão, Juan Vicente Herrera, admitiu que esta ligação não é tão prioritária para Portugal como as linhas Lisboa-Madrid e Porto-Vigo e lembrou a importância desta ligação para o transporte de mercadorias a partir do porto de Aveiro.

De acordo com o calendário do Governo português, a ligação Aveiro-Salamanca, que será uma linha mista (passageiros e mercadorias) deverá estar concluída em 2015, o mesmo ano definido para a entrada em operação da linha de alta velocidade Lisboa-Porto.

As linhas Lisboa-Madrid e Porto-Vigo deverão entrar ao serviço em 2013, segundo o calendário do Governo português.

Por seu lado, Juan Vicente Herrera, sublinhou a aspiração de Castela e Leão de complementar através de uma linha de alta velocidade a ligação por auto-estrada entre Aveiro e Salamanca (E80) e mostrou-se satisfeito com a resposta das autoridades portuguesas.

"É uma notícia extraordinária que numa próxima cimeira os dois governos possam acordar uma data para que esta infra-estrutura esteja terminada", disse Juan Vicente Herrera.

O presidente da Junta Autónoma de Castela e Leão, que terça-feira afirmou duvidar que os dois governos consigam cumprir o calendário do projecto de Alta Velocidade até 2015, adiantou que vê "a situação muito complicada" do lado espanhol.

"Vejo complicado o desenvolvimento da Alta Velocidade em Espanha. Pelo menos, levo a boa notícia de que por parte das autoridades portuguesas estão interessados que numa próxima cimeira, da mesma forma que foi feito com a ligação Porto-Vigo e Lisboa-Madrid, se possa estipular uma data certa", sublinhou.

Questionado sobre o que seria uma data razoável, Juan Vicente Herrera respondeu: "O mais rápido possível".

ver mais vídeos