O Jogo ao Vivo

Confirmação

Primeiros casos de Covid-19 em Portugal são dois homens de 33 e 60 anos

Primeiros casos de Covid-19 em Portugal são dois homens de 33 e 60 anos

A ministra da Saúde, Marta Temido, confirmou a existência de dois casos positivos de infeção por novo coronavírus Covid-19 em Portugal, ambos internados no Porto.

A ministra da Saúde, Marta Temido, e a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, deram uma conferência de imprensa conjunta, esta segunda-feira de manhã. O esclarecimento ocorre depois de o JN avançar a existência dos dois primeiros casos suspeitos de infeção pelo novo coronavírus Covid-19 em Portugal, um no Hospital de Santo António e outro no Hospital de São João, no Porto.

A ministra da Saúde confirmou que um caso positivo "é um doente homem, com 60 anos, que teve início de sintomas a 29 de fevereiro" e "o seu estado de saúde é estável". Acrescentou ainda que existe, neste caso, "um link epidemiológico ao norte de Itália", onde esteve de férias. Este doente está internado desde domingo no Hospital de Santo António, no Porto, afirmou.

Segundo apurou o JN, este paciente de 60 anos é um médico do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS).

Sobre o outro paciente, Marta Temido disse que é "um homem, de 33 anos", internado no Hospital de São João, no Porto, cuja análise ao novo coronavírus deu positiva, estando a aguardar-se o resultado da contra-análise. Este doente registou os primeiros sintomas a 26 de fevereiro e "tem link epidemiológico a Valência, Espanha", explicou a governante.

Trata-se de um residente na zona do Grande Porto, trabalhador na área da construção civil em Espanha, segundo informações recolhidas pelo JN.

A ministra Marta Temido informou que estes dois casos foram identificados no domingo.

Em Portugal, e até às 19 horas de domingo, a Direção-Geral da Saúde (DGS) registou 85 casos suspeitos de infeção e 73 não se confirmaram, após testes negativos.

A DGS mantém o risco da epidemia para a saúde pública em "moderado a elevado".

Outras Notícias