Afeganistão

Ministro diz que tropas portuguesas vão continuar no Afeganistão

Ministro diz que tropas portuguesas vão continuar no Afeganistão

O ministro da Defesa disse hoje, sábado, que as tropas portuguesas vão continuar a participar na missão de paz e segurança no Afeganistão, mas vai alterar a sua composição no Outono.

"O Governo não considera qualquer retirada da participação portuguesa no Afeganistão, considera sim a sua continuidade no quadro dos nossos compromissos internacionais", afirmou o ministro Augusto Santos Silva.

O governante explicou que, "a pedido da OTAN, Portugal equaciona a mudança da composição da sua força. Temos uma companhia de manobra, de reacção rápida, e a OTAN pede-nos que alteremos a composição dessa força para investirmos em instrutores e formadores para capacitar as forças militares e de segurança afegãs, para garantir a segurança e a paz", acrescentou.

Augusto Santos Silva justificou que a reestruturação das tropas portuguesas não se deve a qualquer motivo de restrição orçamental, uma vez que "no caso do Afeganistão por causa do esforço desta presença, mais do que duplicámos o esforço financeiro".

Nesta área da segurança internacional, o ministro recordou que o Orçamento de Estado prevê, para este ano, 75 milhões de euros, mais cinco milhões do que em 2009.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG