Rt em 1,02

Nível de contágio de covid-19 acima do limite

Nível de contágio de covid-19 acima do limite

O índice de transmissibilidade do SARS-CoV-2 (Rt) está a aumentar e o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA) estima mesmo que já terá atingido 1,02 no passado domingo, o valor mais alto desde janeiro.

O dado consta do relatório de situação publicado esta sexta-feira, onde se lê que "o valor médio do Rt para os dias de 24-03-2021 a 28-03-2021 foi de 0,97, podendo o seu verdadeiro valor estar entre 0,96 e 0,99".

Também o relatório desta sexta-feira da Direção-Geral da Saúde (DGS) apontou para um aumento do índice de transmissão: passou de 0,94 na quarta-feira para 0,97 no boletim de hoje.

Óscar Felgueiras, matemático que tem apoiado o Governo no acompanhamento da epidemia, estima que o boletim da próxima segunda-feira possa mesmo reportar um Rt acima de 1, admitindo que este é o efeito das duas semanas de desconfinamento.

Este é "um primeiro sinal de alerta" para uma nova fase de aumento de casos, diz, insistindo que é preciso "assegurar uma baixa incidência e agir a nível local". Recorde-se que o primeiro-ministro apontou um Rt acima de 1 e mais de 120 casos por 100 mil habitantes como uma razão para o país voltar a travar o desconfinamento.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG