Coronavírus

Norte com seis novos doentes fora das contas oficiais

Norte com seis novos doentes fora das contas oficiais

Jovem de 17 anos da Feira poderá ser primeira situação de transmissão de Covid-19 através de colegas assintomáticos que estiveram em Milão.

Há seis novos casos de doentes infetados com o novo coronavírus no Hospital de São João, confirmados durante o dia de ontem, que não estão contabilizados no balanço oficial. O JN apurou que resultados posteriores ao balanço feito pela ministra da Saúde, Marta Temido, ao final da tarde, engrossam o número de casos e de focos na Região Norte. Uma jovem de 17 anos, transferida do Hospital de S. Sebastião, em Santa Maria da Feira, está a alarmar as autoridades locais de saúde, por não ter relação com outros focos de infeção. Admite-se que a jovem tenha contraído o vírus junto de colegas que estiveram, pela altura do Carnaval, em Milão, mas que não manifestaram, até agora, quaisquer sintomas da doença.

Só à terceira vez que se deslocou às Urgências do Hospital de S. Sebastião é que a jovem ficou internada, por decisão do corpo clínico daquela unidade hospitalar, apesar de a Direção-Geral de Saúde não a ter, na altura, validado como suspeita de estar infetada.

Segundo adiantou ao JN fonte hospitalar, a jovem deslocou-se duas vezes à Urgência, na semana passada, com sintomas gripais, tendo tido, em ambas as situações, alta médica. "No domingo, pela terceira vez, voltou ao hospital. Foi-lhe feito um raio-X, através do qual se diagnosticou uma pneumonia grave, bilateral. A DGS voltou a não a validar como suspeita de Covid-19, apesar de ter sido informada, nesse dia, de que a jovem havia estado em contacto com colegas que tinham regressado de uma viagem a Milão, mas que não tinham sintomas da doença", explicou a mesma fonte.

Apesar disso, devido às fortes suspeitas clínicas, os médicos do Hospital de S. Sebastião decidiram internar a doente em isolamento e ontem de manhã acabou por ser feita análise para Covid-19. Os resultados chegaram ao início da noite, com a doente a ser transferida para o Hospital de São João, no Porto. "Não sabemos com quantas pessoas terá estado em contacto, das três vezes em que esteve nas urgências", sublinhou a mesma fonte.

PUB

Entretanto, a Escola Secundária de Santa Maria da Feira emitiu um comunicado a informar que estará fechada até sexta-feira, "por indicação da delegada de saúde" do Agrupamento de Centros de Saúde Feira/Arouca, devido ao internamento de um aluno suspeito de Covid-19.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG