Um eclipse parcial do Sol vai ocorrer esta terça-feira, mas não será visível em Portugal. No entanto, é possível acompanhar o fenómeno online.
Corpo do artigo
Um eclipse solar parcial tem início esta terça-feira às 9.58 horas quando a Lua passar em frente ao Sol e terminará pelas às 14.01 horas.
De acordo com o portal de notícias sobre espaço e astronomia Space.com, o eclipse poderá ser visível na maior parte da Europa (exceto em Portugal e algumas regiões do sul de Espanha), no nordeste de África e em grande parte da Ásia ocidental e central.
O ponto central do eclipse será no Pólo Norte. A partir daqui, as regiões mais afastadas verão cada vez menos o Sol eclipsado. Por exemplo, na Rússia, 80% do Sol ficará tapado pela lua, descendo para 70% na China, 63% na Noruega e 62% na Finlândia, lê-se no Space.com.
Apesar de não ser visível em Portugal, o fenómeno vai ser transmitido online em direto pelo Observatório Real de Greenwich.
2FKh2xLo4Ek
Este eclipse solar é o último de 2022 e é parcial porque apenas uma parte do Sol é ocultada pela Lua, cortando uma fração da luz.
Para haver um eclipse do Sol, seja total ou parcial, é necessário que a Terra, o Sol e a Lua estejam alinhados, com a Lua no meio.
Normalmente, ocorrem dois eclipses solares por ano. O primeiro eclipse solar parcial de 2022 foi a 30 de abril e abrangeu o sudeste do Pacífico e o sul da América do Sul.