O Jogo ao Vivo

Exclusivo

Plataforma digital prevê evolução da covid até 15 dias

Plataforma digital prevê evolução da covid até 15 dias

Empresa portuguesa criou um modelo de risco preditivo que permite perceber como se comporta a pandemia por região. Investigadores acreditam que ferramenta pode ajudar na tomada de decisões.

Uma empresa portuguesa desenvolveu uma ferramenta digital que permite fazer uma previsão até 15 dias da dispersão e evolução da covid-19 nas diferentes regiões de Portugal continental. Trata-se da EU4COVID, uma plataforma da autoria da Winning Scientific Management, que possibilita ainda obter uma comparação da situação epidemiológica entre territórios a nível nacional. Disponível no site "eu4covid.pt", a ferramenta é gratuita e tem como objetivo ajudar na implementação de "medidas mitigadoras que permitam a redução ou controlo da dispersão pandémica" ou a tomar decisões mais simples como a escolha do local para ir de férias.

Os dados disponíveis no site, a partir dos quais são feitas as previsões, são atualizados diariamente com base nas informações divulgadas pela Direção-Geral de Saúde e os investigadores garantem um grau de precisão de 98% nas estimativas apresentadas. Para já, as regiões autónomas dos Açores e da Madeira estão fora do âmbito do projeto. No entanto, a ferramenta pode ser reajustada de forma a incluir esses dados. Adapta-se ainda a qualquer região do mundo. Aliás, a ferramenta é inspirada num "modelo antigo de previsão e de impacto de fogos florestais", desenvolvido nos anos 90 na Austrália.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG