São João

Por dentro do hospital de campanha no Porto, primeira linha da luta contra o Covid-19

Por dentro do hospital de campanha no Porto, primeira linha da luta contra o Covid-19

O "Jornal de Notícias" teve acesso a imagens do interior do hospital de campanha montado no exterior do Hospital de São João, no Porto, a primeira linha no combate à propagação do coronavírus.

A estrutura, com uma área "de cerca de 2400 metros quadrados, onde se inclui a zona de alojamento da equipa e a área de comando da operação", foi instalada "para responder em exclusividade ao Covid-19". Está a funcionar desde a noite de quinta-feira.

Construído com tendas do INEM, destina-se à avaliação inicial e decisão clínica de casos suspeitos de Covid-19, mas não ao internamento.

Esta estrutura faz parte do plano de contingência daquela unidade hospitalar de referência no combate ao surto epidémico pelo novo coronavírus.

A Região Norte é, segundo o balanço mais recente da Direção-Geral de Saúde (DGS), a mais afetada no país pelo coronavírus, concentrando (53) dos 112 casos confirmados pela DGS. Principal hospital do Grande Porto, o São João é a unidade hospitalar na linha da frente do combate ao Covid-19.

O novo coronavírus responsável pela Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 4900 mortos em todo o mundo, levando a Organização Mundial de Saúde a declarar a doença como pandemia.

O número de infetados ultrapassou as 131 mil pessoas, com casos registados em mais de 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 78 casos confirmados.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG