Calendário escolar

Próximo ano letivo arranca entre 14 e 17 de setembro

Próximo ano letivo arranca entre 14 e 17 de setembro

O próximo ano letivo está previsto começar entre 14 e 17 de setembro. As férias de Natal serão entre 17 de dezembro e 3 de janeiro. A pausa do Carnaval regressa.

O Ministério da Educação divulgou, esta quinta-feira, o calendário escolar referente ao ano letivo 2021/2022, que já foi remetido às escolas e seguiu para publicação em Diário da República. Além do início e fim dos períodos letivos para os diferentes ciclos de ensino, já há datas para exames nacionais e provas de aferição.

O início do primeiro período letivo para os estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário está marcado para a semana de 14 a 17 de setembro de 2021, com fim a 17 de dezembro, para a interrupção do Natal. O segundo período começa a 3 de janeiro de 2022 e termina a 5 de abril. E, depois das férias da Páscoa, o terceiro e último período letivo arranca a 19 de abril, terminando a 7 de junho para os 9.º, 11º e 12.º anos, a 15 de junho para os 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 10.º anos, e a 30 de junho para a educação pré-escolar e para o primeiro ciclo do ensino básico.

Para o próximo ano, além das férias de Natal e da Páscoa, estão previstos os três dias de pausa do Carnaval, de 28 de fevereiro a 2 de março. No ano letivo anterior, embora o calendário escolar também previsse essa interrupção, a pausa acabou por ser suprimida na sequência das alterações feitas pela tutela em razão da pandemia.


Do despacho consta também o calendário de realização das provas de aferição, das provas finais de ciclo, dos exames finais nacionais e das provas de equivalência à frequência dos ensinos básico e secundário.

PUB


Face ao impacto provocado pela pandemia na educação, o Governo, "com vista à recuperação das aprendizagens e procurando garantir que ninguém fica para trás", aprovou um plano integrado de recuperação das aprendizagens. O Plano 21/23 Escola, assim se chama, prevê, por exemplo, "a realização de semanas ou dias com atividades específicas vocacionadas para o reforço de domínios de intervenção considerados prioritários".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG