Foi preparado durante a madrugada desta quinta-feira o centro logístico municipal no Gondomar GoldPark, parque tecnológico situado em S. Cosme, e desde cedo começaram a chegar carrinhas com bens recolhidos pelas juntas para ajudar os ucranianos. Entre esta sexta-feira e sábado, sairão já dois dos quatro camiões TIR contratados pela Câmara, que levarão a ajuda até aos refugiados, na fronteira da Polónia com a Ucrânia. Além disso, a autarquia está a promover o banco local de voluntariado e a fazer o levantamento de particulares, empresas e instituições que possam acolher ucranianos.
Corpo do artigo
Quem quiser ajudar com bens de primeira necessidade tem de dirigir-se às juntas de freguesia e são estas que, por sua vez, os transportam para o centro logístico municipal, onde estão a ser separados, embalados e colocados em paletes para seguirem viagem.
https://d23t0mtz3kds72.cloudfront.net/2022/03/bens_20220303225037/mp4/bens_20220303225037.mp4
A campanha, que começou com a Amizade, a Associação de Imigrantes de Gondomar sedeada em Rio Tinto, e com a respetiva junta alargou-se rapidamente a todas as freguesias. Estas envolveram por sua vez entidades como os escuteiros, paróquias, as IPSS, as escolas e estabelecimentos comerciais.
A campanha institucional de Gondomar articulada com as juntas abrange bens de primeira necessidade, nomeadamente cobertores e sacos-cama, produtos de higiene, incluindo produtos para crianças, como leite em pó, fraldas e toalhitas, e abrange também produtos de saúde (algodão, compressas, antissépticos, adesivos e analgésicos), bens alimentares em conservas e outros produtos como pilhas, lanternas e cordas. São recebidos nos 12 edifícios das juntas para cobrir todo o concelho de Gondomar.
Transporte até centros de refugiados
Uma vez reunidos no parque tecnológico, onde as carrinhas começaram a chegar pelas oito da manhã, a Câmara irá assegurar o transporte dos bens até aos centros de refugiados em articulação com a associação Amizade, explicou ao JN o presidente da Autarquia, Marco Martins. Sublinhou que os dois primeiros camiões sairão entre esta sexta-feira e sábado, estando mais dois contratados pelo município. Nesta operação logística já está pelo menos envolvida meia centena de pessoas diretamente, desde técnicos e funcionários da Câmara e das freguesias, polícias municipais, proteção civil, membros da associação Amizade voluntários a autarcas. De Rio Tinto, já tinha saído um camião com bens.
A Autarquia ressalva que, além da distribuição desses bens junto das autoridades dos países fronteiriços, com o apoio da União Europeia, da Cruz Vermelha e de outras ONG, os donativos poderão também contribuir para a ajuda necessária aquando da chegada dos cidadãos ucranianos a solo português.
Banco de voluntariado recebe inscrições
Marco Martins explicou ainda ao JN que está a ser mobilizado o banco local de voluntariado em que as pessoas se podem inscrever pelo email blvoluntariado@cm-gondomar.pt ou pelo número geral da Câmara: 224660500. Também podem preencher o formulário no site da Câmara, na página da campanha "SOS Ucrânia". Depois, definirão a sua disponibilidade.
Os voluntários deverão auxiliar na triagem, armazenamento, organização e acondicionamento dos bens doados, e assumir a realização de turnos. Instalado na sede do Serviço Municipal da Proteção Civil de Gondomar, o centro logístico municipal funciona entre a oito e as 22 horas no parque tecnológico.
Simultaneamente, a Autarquia está já a fazer um levantamento no concelho, junto de particulares, empresas e instituições, para organizar o acolhimento e alojamento dos refugiados em Gondomar, num processo que está nas mãos do Alto Comissariado para as Migrações. A campanha municipal de apoio "SOS Ucrânia" inclui também articulação da oferta de transporte e apoio à iniciativa do Governo para oferta de emprego.