Pandemia

Recorde de número de mortes e casos por covid-19

Recorde de número de mortes e casos por covid-19

O presidente da Associação de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, Filinto Lima, revelou, esta quarta-feira de manhã, na TSF, que o número de casos de covid-19 que irá ser revelado no boletim desta quarta-feira é "arrasador" e pede o encerramento dos estabelecimentos de ensino.

"Temos mais 14.647 pessoas infetadas", disse Filinto Lima aos microfones daquela rádio, um valor que a Direção-Geral da Saúde entretanto confirmou e que representa um aumento de cerca de quatro mil casos em relação aos dados revelados terça-feira. O número de óbitos por covid-19 também atingiu um novo máximo de 219 mortes, de acordo com boletim epidemiológico divulgado hoje. As primeiras indicações, que davam conta de um valor próximo das 300 vítimas, acabaram por não se verificar.

Com estes dados, Filinto Lima pede o encerramento das escolas, já que estas não existem "fora da sociedade". "A minha decisão tinha por base o parecer da comunidade científica. É o momento da ciência, não é o momento da política, e muito menos da politiquice", salienta o responsável, num pedido ao Governo para dar ouvidos aos especialistas.

O Governo decidiu reforçar as medidas de contenção da pandemia, sem, no entanto, alterar a decisão de manter as escolas abertas e com ensino presencial.

PUB

O primeiro-ministro, António Costa, já disse, contudo, que não hesitará em fechar estabelecimentos de ensino se verificar que a variante inglesa do novo coronavírus, mais contagiosa, se tornou dominante.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG