Debate quinzenal

Rio abandona debate em protesto com a própria bancada

Rio abandona debate em protesto com a própria bancada

Rui Rio saiu mais cedo do debate desta terça-feira com o primeiro-ministro para "dar o exemplo" à bancada do PSD. O líder social-democrata tomou essa decisão depois de o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, ter lembrado que o partido tinha 36 deputados na sala, quando as medidas de prevenção à ​​​​​​​Covid-19 recomendam que não estivessem presentes mais de 18 parlamentares dessa força política.

Tudo começou quando Ricardo Baptista Leite, deputado do PSD, questionou a pertinência de continuar a haver debates parlamentares durante a pandemia. Rio disse partilhar dessa visão, mas também não ficou indiferente aos argumentos de Ferro Rodrigues.

"Concordo inteiramente com aquilo que o sr. deputado Baptista Leite referiu, mas também concordo com aquilo que o sr. presidente agora disse. Tenho aqui um conjunto dos senhores deputados [do PSD] que não deviam aqui estar e estão. Vou ser o primeiro a sair para dar o exemplo àqueles que aqui estão e não deviam", afirmou Rui Rio, dirigindo-se depois para a saída.

Bate-boca entre Ferro Rodrigues e deputado do PSD

Minutos antes do episódio, Baptista Leite tinha criticado Ferro por insistir em manter os debates, lembrando que o PSD tinha proposto que a atividade do Parlamento se reduzisse, durante o surto, à comissão permanente, órgão que atua normalmente nos períodos de férias e que reduz a presença de deputados ao líder de cada bancada. Baptista Leite disse que, dessa forma, "evitaríamos colocar todos em risco", acrescentando que, "neste caso, o sr. presidente e a maioria estão errados".

Em resposta, Ferro lembrou que a solução atual foi decidida em conferência de líderes e vincou que os deputados têm de "dar o exemplo pela prevenção e pelo trabalho", uma vez que, por estes dias, continuar a trabalhar é a realidade de milhões de trabalhadores.

"Os grupos parlamentares deviam ter um quinto dos deputados na sala. Sabe quantos deputados é que o PSD devia ter, neste momento, na sala? 18. Sabe quantos tem? 36. Lamento, mas isso não é responsabilidade do presidente, é responsabilidade da vossa bancada", atirou Ferro Rodrigues, motivando a intervenção e consequente saída da sala de Rui Rio.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG