Covid-19

Segundo lote com 70.200 doses de vacinas já chegou a Portugal

Segundo lote com 70.200 doses de vacinas já chegou a Portugal

O segundo lote de 70.200 doses de vacinas contra a covid-19 já está em Portugal.

Nova remessa de vacinas já chegou a Portugal. São 70.200 doses.

O processo de vacinação prossegue esta segunda-feira, depois de ter arrancado, no domingo, em Portugal e em vários países da União Europeia. Ao final do dia, mais de 4600 profissionais de saúde portugueses tinham recebido a primeira dose.

Esta manhã, a ministra da Saúde, Marta Temido, reforçou, no Hospital Curry Cabral, onde está a acompanhar a vacinação, o "apelo à confiança na ciência", confirmando a chegada do segundo lote de vacinas ao país.

Os "problemas logísticos" reportados pela Pfizer - que atrasaram inclusivamente o arranque da vacinação em Espanha - não afetaram, assim, o processo de chegada das vacinas a Portugal.

PUB

Momentos antes de ser vacinado, o diretor do Serviço de Infecciologia do Hospital Curry Cabral, Fernando Maltez, reconheceu que "esta vacinação representa um marco na história da Medicina". "Foi produzida em menos de 12 meses, é um sucesso que não podemos esquecer", sublinhou.

Maltez aproveitou ainda para pedir aos cidadãos que não descurem as medidas de proteção contra a covid-19, defendendo que "é preciso ter uma parte importante da população imunizada (entre 60 a 70%) para termos alguma tranquilidade".

Marta Temido adiantou igualmente que o país espera receber "79.950 entregas em cada uma das quatro semanas de janeiro" e que, se tudo correr conforme o previsto, a vacinação em lares de idosos e nos cuidados continuados começará no próximo mês.

De referir que, até ao meio-dia desta segunda-feira, foram administradas 4828 doses a profissionais de saúde de diferentes centros hospitalares: Centro Hospitalar Universitário de São João, do Porto, de Coimbra, Lisboa Central e Lisboa Norte.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG