O Jogo ao Vivo

Guia

Tudo o que precisa saber para votar no dia 24

Tudo o que precisa saber para votar no dia 24

Em que dia votar, como fazê-lo no estrangeiro ou em confinamento e que regras devem ser cumpridas. Veja estas e outras dúvidas esclarecidas neste guia do eleitor.

Quem se inscreveu para o voto antecipado, e não votou, pode votar no dia 24?

Sim. A inscrição para votar dia 17 não impede de o fazer no próximo domingo, dia 24. E não é preciso mais burocracia. basta apresentar-se no seu local de voto habitual.

O que é preciso fazer no dia 24 para votar?

Para saber onde vai votar, pode aceder à página https://www.recenseamento.mai.gov.pt. As mesas de voto vão estar abertas entre as 8 e as 19 horas. Para votar, basta indicar o seu nome e apresentar o cartão de cidadão ou outro documento oficial que contenha fotografia. Caso não tenha nenhum, a sua identidade pode ser reconhecida unanimemente pela mesa ou por dois eleitores devidamente identificados.

Os eleitores são obrigados a usar máscara quando forem votar?

Sim. É obrigatório o uso de máscara. No dia da votação, aconselha-se ainda que se leve caneta própria. Mas se se esquecer, não tem problema. No local do voto haverá canetas e todo o material será periodicamente desinfetado. Também será disponibilizado álcool-gel para se usar no início e no final do exercício do voto.

PUB

Todos os candidatos que aparecem no boletim são válidos?

Não. Ao votar, não se esqueça de que o primeiro candidato que aparece no boletim de voto não pode ir a eleições. Trata-se do tenente-coronel Eduardo Baptista, que só tem seis assinaturas válidas. Se colocar uma cruz no primeiro candidato do boletim, o voto será considerado nulo.

Quem tiver alguma deficiência, pode pedir ajuda?

Sim. Se precisar de alguma ajuda para ler o boletim de voto, que alguém vá consigo ajudar a pôr a cruz ou para dobrar o boletim, deve pedir auxílio ao presidente da mesa. Caso seja invisual, pode usar a matriz de voto em Braille. Basta pedir à mesa.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG