Médicos pedem escusa de responsabilidade por falta de pessoal. Nancy Pelosi assume responsabilidade de desafiar a China com a sua visita a Taiwan. As decisões foram acertadas?
Corpo do artigo
Chegam as férias e há falta de médicos. Nada de novo nos últimos anos. Na canícula deste ano, a telenovela centra-se nos de obstetrícia e ginecologia, com vários hospitais, um pouco por todo o país, a fecharem as urgências da especialidade.
A revolta em relação ao Governo assumiu contornos mais preocupantes quando uma centena de médicos internos de ginecologia e obstetrícia, no total de 280, informaram a ministra da Saúde da entrega de escusa de responsabilidade para quando as escalas de urgência não cumpram o regulamento.
É que estes médicos só podem fazer 150 horas extra por ano e muitos já ultrapassaram esse limite, bem como a realização de mais de 12 horas, a título de trabalho suplementar, em cada semana de trabalho.
São os próprios clínicos a assumir que a situação "não é nova e acontece todos os anos", como explica Mónica Mamede, presidente da comissão de internos do Sindicato Independente dos Médicos. O facto de muitos terem vindo a sair do Serviço Nacional de Saúde, faz com que sejam exigidas mais horas extra do que o habitual aos que ficam. Ou seja, o problema é mais profundo e necessita de rápida solução.
Portugal está a tornar-se num país da poupança: na água e na energia. Todos pedem que sejamos comedidos. Com razão. O Governo já anunciou um plano que ainda ninguém conhece. A associação ambientalista Zero antecipou-se e veio pedir o que, um pouco por toda a Europa já se vai fazendo, tendo em conta que se avizinham dias difíceis no fornecimento de energia devido à guerra na Ucrânia. Os ativistas pedem, entre outras medidas, que os monumentos fiquem às escuras, que as montras das lojas sejam desligadas após o seu encerramento ou que os edifícios se adaptem para temperaturas mais aceitáveis.
Por falar em temperaturas, a canícula vai abrandar em especial no litoral Centro. Os termómetros vão oscilar entre os 16 e os 38 graus Celsius em todo o país. Apesar disso, cerca de 90 concelhos do interior Norte e Centro do país e três municípios do distrito de Faro vão continuar em perigo máximo de incêndio.
Uma afronta. Já estamos no outro lado do Mundo. Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, continua a sua saga diplomática em Taiwan apesar da cara feia de Pequim, que logo reagiu com movimentações militares em torno do estreito da ilha asiática.
O chefe da diplomacia chinesa, Wang Yi, não está para brincadeiras: "Aqueles que ofendem a China devem ser punidos de forma inelutável". Joe Biden tenta pôr água na fervura ao alegar que a viagem de Pelosi a Taiwan não altera o reconhecimento dos Estados Unidos da política de "uma só China".
Um último apontamento. Se quiser acompanhar em direto um vulcão em erupção na Islândia, visite o nosso site. A erupção ocorreu a cerca de 40 quilómetros de Reiquiavique, junto ao vulcão do Monte Fagradalsfjall, que esteve em atividade entre março e setembro do ano passado.