Está aberta a época de incêndios. Este ano o Governo está a ter dificuldades para garantir o número de meios aéreos para combate aos fogos. A culpa é da guerra na Ucrânia, diz ministro da Administração Interna.
Corpo do artigo
Está oficialmente aberta a época de incêndios e para não variar as notícias são pouco animadoras. Com a seca instalada e a promessa de um verão escaldante, para o arranque da primeira fase da época de fogos, que vai até 31 de maio, estão apenas disponíveis 23 meios aéreos. Quando, no mês passado, o dispositivo foi anunciado, havia a garantia da disponibilidade de 34 aeronaves. A culpa, entre outros fatores, é da guerra na Ucrânia, diz o ministro da Administração Interna. José Luís Carneiro garante ter já entrado em contacto com a ministra da Defesa, no sentido de resolver o problema, e a Força Aérea Portuguesa está no mercado "a fazer tudo o que pode para conseguir contratar mais meios". Até agora sem resultados.
Mas nem tudo são más notícias, pelo menos no que diz respeito à prevenção dos fogos florestais. No Parque das Serras do Porto, que abrange os concelhos de Valongo, Gondomar e Paredes, não ficaram à espera que as chamas chegassem para atuar. Graças a um investimento de 5,6 milhões de euros, foram instaladas câmaras óticas e térmicas deixando cinco dos seis mil hectares do parque sob vigilância do projeto rePLANT, facilitando uma resposta rápida em caso de incêndio, naquela área natural composta pelas serras de Santa Justa, Pias, Castiçal, Santa Iria, Flores e Banjas.
No Porto, nas margens do Douro, está o navio escola Sagres. Curiosamente este emblema de Portugal já deu várias voltas ao Mundo, nunca tinha atracado na cidade do Infante D. Henrique. Saiu pela manhã do Porto de Leixões e rumou à ribeira para contentamento dos milhares de curiosos que junto ao mar e nas margens do Douro acompanharam o curto passeio, como se pode ver na reportagem do JN. De quinta-feira a domingo é possível visitá-lo com entrada livre. As comemorações do Dia da Marinha, este ano no Porto, são uma oportunidade para ganhar prémios. Descubra como aqui.
E continuemos em maré de lazer. Aproxima-se a data tão aguardada da atuação dos Coldplay no Estádio Cidade Coimbra. Para que o prazer seja completo, há que seguir os conselhos da organização do evento: o primeiro é chegar cedo ao estádio, que é como quem diz logo pela manhã. Para aguçar o apetite para o espetáculo aqui ficam algumas das histórias por trás dos maiores êxitos da banda.
Nem tudo brilha. A CP, que nos últimos meses tem trocado as voltas aos portugueses, anunciou mais uma greve. Tome nota na agenda e organize-se. É a 31 de maio.
Boas leituras.