Rosa Grilo confessa homicídio de companheiro ao fim de cinco anos. Marcelo não fala à comissão de inquérito da TAP sobre a atuação do SIS, enquanto PSD considera que silêncio de Mendonça Mendes ainda levanta mais dúvidas sobre o caso. As 23 jogadoras de futebol que vão vestir a camisola da Seleção Nacional no Mundial e a história de superação de Helena Silveira, que apesar de ter paralisia cerebral se tornou funcionária da Biblioteca Municipal de Santo Tirso.
Corpo do artigo
Depois de a história do homicídio do triatleta Luís Grilo ter feito correr rios de tinta, a mulher, Rosa Grilo, confessou pela primeira vez em tribunal, esta terça-feira, que foi ela que matou o marido a tiro, no verão de 2018. Rosa está a cumprir 25 anos de cadeia por este crime.
Não menos tinta tem feito correr a intervenção do Serviço de Informações de Segurança (SIS) na recuperação do computador de Frederico Pinheiro, ex-adjunto do ministro João Galamba. Esta terça-feira, PS e PCP chumbaram o requerimento do Chega para que o Presidente da República fizesse um depoimento escrito à comissão de inquérito da TAP sobre a atuação do SIS nos acontecimentos de 26 de abril no Ministério das Infraestruturas.
Entretanto, o presidente do PSD, Luís Montenegro, veio afirmar que o silêncio do secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Mendonça Mendes, sobre o SIS "veio avolumar mais as dúvidas" que existem sobre este processo. E ainda sublinhou que até "parece que se estão a preparar respostas para que tudo encaixe".
Na secção de Justiça avançamos que a Polícia Judiciária deteve um cidadão português, com 52 anos, que está acusado de 30 crimes de burla qualificada. Ocorreram em 2019 e 2020, e renderam um milhão de euros. O homem fugiu para Espanha e foi capturado agora com a colaboração das autoridades policiais e judiciárias espanholas.
E esta é mais uma história de que querer é poder. Apesar de sofrer de paralisia cerebral, Helena Silveira ultrapassou barreiras e conseguiu tornar-se funcionária da Biblioteca Municipal de Santo Tirso. Para ler aqui.
O campeonato mundial de futebol feminino joga-se, de 20 de julho a 20 de agosto deste ano, na Austrália e na Nova Zelândia. Portugal participa pela primeira vez e já são conhecidas as 23 selecionadas de Francisco Neto. Confira aqui os nomes.
E por falar em futebol, mas caseiro, lembro que na edição do JN desta quarta-feira, 31 de maio, é oferecido aos leitores um poster gigante da equipa do Benfica, que se sagrou campeã de futebol da época 2022/2023.
Boa noite. Boas leituras.