Em dia de votação do Orçamento de Estado para 2023, com aprovação garantida pela maioria absoluta socialista no Parlamento, houve dois autarcas, o presidente e o vice-presidente de Câmara de Montalegre, detidos por suspeita de associação criminosa, e Vladimir Putin resolveu voltar à ribalta. "Temos em frente provavelmente a década mais perigosa, imprevisível e ao mesmo tempo importante desde o fim da II Guerra Mundial", afirmou o presidente russo.
Corpo do artigo
Depois de um primeiro dia de discussão do Orçamento de Estado para 2023 em que o primeiro-ministro António Costa anunciou que a banca terá de negociar créditos à habitação e os lucros dos supermercados serão taxados, esta quinta-feira foi para terminar o debate e aprovar o documento. Da oposição surgiram as naturais críticas; do PS a defesa do orçamento, numa troca de argumentos em que até Jorge Palma e António Variações estiveram "presentes". Tudo para saber, ao pormenor, na cobertura do JN.
Mais acima no mapa, que os debates da nação são feitos em Lisboa, o terramoto teve epicentro em Montalegre, onde o presidente e o vice-presidente da Câmara, Orlando Alves e David Teixeira, foram detidos pela Polícia Judiciária numa operação que investigou suspeitas "viciação para benefício de determinados operadores económicos, num valor que ascende a 20 milhões de euros".
Os autarcas e um funcionário estão indiciados pela prática dos crimes de associação criminosa, prevaricação, recebimento indevido de vantagem, falsificação de documentos, abuso de poder e participação económica em negócio.
Também detido foi um homem que se tentou esconder numa creche em Almada, quando era perseguido pela PSP por ter abastecido sem pagar num posto da Charneca da Caparica. Fugiu, despistou-se a saltou o muro da creche. Mas acabou detido.
Lá por fora, os tempos continuam turbulentos. Kanye West está cada vez mais transformado numa caricatura grotesca. O ex-marido da socialite Kim Kardashian soma polémicas e, como nos conta a Maria Campos num artigo de fundo, passou "génio musical a ativo tóxico". De tal forma que Adidas, Peloton e Aple Music, entre outras marcas, já romperam as parcerias.
No leste europeu, Vladimir Putin voltou à ribalta. "O mundo está num ponto de viragem histórico, a década mais perigosa e imprevisível desde os tempos da Segunda Guerra Mundial", disse o presidente russo, na 19ª sessão plenária do clube de debates Valdai.
Num discurso que durou mais de meia hora, Putin disparou críticas ao Ocidente, acusado de tentar criar um mundo unipolar, que desapareceu. "Quem semeia vento, colhe tempestades", sublinhou, que considera necessário repensar a estrutura da ONU e do Conselho de Segurança.
Para os interessados nas eleições brasileiras, o site do JN disponibiliza um questionário onde pode ficar a saber com que candidato (Jair Bolsonaro ou Lula da Silva) se identifica mais.