Corpo do artigo
Ainda não é oficial, mas o Governo, que está a ser acusado pela oposição de insensibilidade social, prepara-se para ajudar famílias pensionistas e empresas a resistirem à crise. As medidas só serão anunciadas na segunda-feira. No entanto, do que já se sabe, além do aumento de pensões, o Executivo irá ainda avançar com um pacote de dois mil milhões de euros (cerca de 1% do PIB) para apoiar as famílias, que prevê mexidas no IRS e também no IVA de alguns produtos.
Por outro lado, haverá apoios para os agregados com menos rendimentos e que não beneficiam dessas mexidas no IRS. Quanto às empresas, e apesar do anúncio dos apoios só estar previsto para mais tarde, sabe-se que António Costa pondera deixar cair a tributação dos lucros extraordinários.
Já prevista está a campanha de vacinação contra a covid-19 e a gripe. Começa na quarta-feira, dia 7, e vai abranger maiores de 80 anos e pessoas com comorbilidades. Segundo a a diretora-geral da Saúde Graça Freitas, vão ser utilizadas "desde o início vacinas adaptadas" para serem administradas como dose de reforço à variante ómicron que têm um "perfil de eficácia e segurança adaptado às variantes em circulação". Serão 397 os pontos de vacinação.
Igualmente prevista está a finalização da obra de reabilitação do tabuleiro inferior da ponte Luís I, entre Porto e Gaia, que já leva um atraso de quase meio ano. A nova data aponta agora para o final de março de 2023.
A meio da tarde também nos chegaram novidades da cimeira dos ministros das Finanças do G7, que estão empenhados em reunir apoios necessários para impor um limite ao preço de petróleo russo.
A fechar confira, em texto e em vídeo, como correu a 5.ª etapa do Grande Prémio JN, em Viana do Castelo, e não deixe de espreitar este artigo da Notícias Magazine sobre as preocupações das atletas com a roupa interior.
Bom fim de semana e boas leituras!