Foi uma terça-feira com plenários em diferentes assembleias. No Parlamento português debateu-se a moção de censura apresentada pelo Chega e nas Nações Unidas, em Nova Iorque, Marcelo Rebelo de Sousa participou na assembleia-geral marcada pela Ucrânia.
Corpo do artigo
O defecho da votação era facilmente antecipável, com a moção de censura que ontem ocupou os deputados no plenário da Assembleia da República a ser chumbada pela maioria socialista. Mas a discussão prometia, sobretudo para verificar como os partidos de Direita se posicionavam. António Costa percebeu bem isso e dedicou pouco tempo a responder a André Ventura, líder do Chega, partido que apresentou a moção de censura. "Diz zero" aos portugueses, argumentou o primeiro-ministro, lançando um mote diferente para o debate: a moção "embaraçou o PSD e leva de arrasto a IL". Como conta o jornalista João Vasconcelos e Sousa acabaram por ser os partidos de direita a trocarem acusações sobre quem é que faz melhor oposição.
Noutra assembleia, num continente do outro lado do Atlântico, esteve o presidente da República. Em Nova Iorque, a Assembleia-Geral das Nações Unidas mereceu uma ampla cobertura no site do Jornal de Notícias, com a intervenção de Marcelo Rebelo de Sousa a ter destaque. A guerra na Ucrânia foi central neste encontro que juntou chefes de Estado de todo o Mundo.
O estudo “Quem paga a Raspadinha?”, elaborado pela Universidade do Minho para o Conselho Económico e Social (CES), foi revelado pelo jornalista Delfim Machado, com as conclusões a focarem-se no baixo rendimento das pessoas que mais consomem este jogo da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. A Raspadinha "atinge diretamente a população socialmente mais vulnerável" e gera receitas de 4,1 milhões de euros por dia. No site da Jornal de Notícias pode ainda encontrar várias reações, como é o caso da Provedora da SCML, Ana Jorge, e do presidente do CES, Francisco Assis.
Na área do Nacional, as creches preocupam os pais, devido à falta de vagas, e a jornalista Marisa Silva explicou que as municipais não estão abrangidas pelo programa Creche Feliz que garante a gratituidade. A associação de municípios defende a inclusão no plano estatal, tal como os pais.
Na diversidade de oferta do site do Jornal de Notícias pode encontrar explicadores sobre temas da atualidade e, neste caso, saber mais sobre a trasladação dos restos mortais de Eça de Queiroz para o Panteão Nacional. A jornalista Catarina Ferreira explica como funciona o Panteão e dá conta da polémica que envolve familiares do escritor, insatisfeitos com a mudança do cemitério de Tormes, em Baião, para Lisboa.
Em vídeo, pode apreciar mais um episódio de "O Porto de Germano". Desta vez Germano Silva fala de um lugar da cidade, as Escadas da Vitória, não muito conhecido. Já se chamaram Escadas da Esnoga.
Fechamos com o futebol em dias de arranque de Liga dos Campeões, em que participam FC Porto, Benfica e Sp. de Braga, estes dois últimos a entrarem em campo apenas esta quarta-feira. O jornalista Miguel Pataco acompanha a deslocação do Porto a Hamburgo para defrontar os ucranianos do Shaktar Donetsk e conta como a Casa do Benfica na cidade alemã recebe bem os adeptos de outros clubes, inclusive portistas.