Corpo do artigo
O Ministério Público tem dificuldades em comunicar com os portugueses que são crónicas e variadas, e uma delas tem a ver com o timing que escolhe para falar - o que faz raramente, sem ser em sede dos seus processos. A prová-lo está o dia escolhido - o dia de hoje, sexta-feira, em que os media e uma grande parte dos portugueses estão focados no jogo de futebol Portugal - França no Europeu na Alemanha - pelo Sindicato dos Magistrados do Ministério Público para reagir aos ataques de que é alvo há... meses.
É, pois, contra a maré que aqui se chama a atenção para um importante documento que aquele sindicato enviou aos magistrados do Ministério Público e que foi divulgado pela comunicação social, dando conta, como nos conta o jornalista Alexandre Panda, da revolta com o clima de suspeição que paira sobre o Ministério Público (MP) e com as comparações que têm sido feitas entre MP e a PIDE.
Ainda na secção de Justiça, o jornalista Roberto Bessa Moreira noticia que nove homens detidos pela GNR por tráfico de droga foram libertados por se ter esgotado o prazo legal de 48 horas para os detidos serem apresentados a um juiz de instrução criminal. O juiz estava lá, mas faltava um oficial de justiça para cumprir a diligência, devido à greve convocada pelo sindicato menos representativo da classe e que, ao contrário do outro, não chegou a acordo com a ministra da Justiça e decidiu continuar a protestar por melhores condições de trabalho.
No pavilhão anexo ao Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira onde o Tribunal de Penafiel tem estado a fazer o julgamento do caso de doping na equipa de ciclismo W52 - F. C. Porto não faltou oficial de justiça (não houve ali pré-aviso de greve) para mais uma sessão e ouvir um antigo dirigente da equipa a falar sobre o que viu e o que diz que não viu na equipa, antes de bater com a porta.
Em França, esta sexta-feira também foi um bom dia para o ciclismo português. Como relata o jornalista Nuno Amaral, a Volta a França teve contrarrelógio, João Almeida obteve o oitavo melhor tempo e subiu ao sexto lugar na geral individual, ficando a um segundo do quinto lugar, seu colega de equipa e rival, o espanhol Juan Ayuso.
Entretanto, saiba que o compatriota de Ayuso que dirige a seleção portuguesa de futebol, Roberto Martinez, aposta na estabilidade e vai repetir onze inicial no jogo anterior, a partir das 20 horas, em Hamburgo, contra a França.