Adeus às portagens nas ex-SCUT e olá aos nervos em Dortmund
Corpo do artigo
O dia fica marcado pela tão aguardada audição na Comissão Parlamentar de Inquérito de Daniela Martins, a mãe das gémeas luso-brasileiras que receberam um tratamento no valor de 4 milhões de euros em Portugal. Mas também pela decisão histórica de eliminar as portagens nas ex-SCUT. Em Dortmund prepara-se o confronto épico entre Turquia e Portugal, com um plano de segurança robusto. Na Ucrânia, a construção de escolas subterrâneas em Zaporíjia avança, garantindo a educação segura das crianças em tempos de conflito. Mas há mais.
O caso tem sido um dos assuntos mais acesos do país. E hoje, Daniela Martins, a mãe das gémeas luso-brasileiras que receberam o tratamento com o medicamento mais caro do mundo após o alegado envolvimento de várias personalidades portuguesas, nomeadamente Marcelo Rebelo de Sousa e o seu filho, foi ouvida pelos deputados na Comissão Parlamentar de Inquérito. São muitas as frases que ficam do seu testemunho. Diz nunca ter falado com o presidente da República sobre o assunto e entende que estão a usar a sua história para atingir outras pessoas. Tudo contado pela jornalista Carla Soares.
Enquanto isso, no Parlamento, uma decisão histórica foi tomada com a aprovação da eliminação das portagens nas ex-SCUT e em troços sem vias alternativas seguras. A proposta socialista, que entrará em vigor em 1 de janeiro de 2025, visa acabar com as portagens em várias autoestradas, incluindo a A4 - Transmontana e Túnel do Marão, A22 - Algarve, e A28 - Minho, entre outras. A medida recebeu apoio do PS, Chega, BE, PCP, Livre e PAN, com abstenção da IL e oposição do PSD e CDS-PP, prometendo aliviar os custos de deslocação para muitos portugueses. Leia mais aqui.
Lá fora, Dortmund prepara-se para o emocionante confronto entre Turquia e Portugal. Estima-se que cerca de 40 mil turcos compareçam no estádio, que tem capacidade para 62 mil pessoas, colocando os portugueses em minoria. A polícia portuguesa, em colaboração com as forças alemãs e turcas, preparou um rigoroso plano de segurança que abrange o estádio, pontos de encontro de fãs, trajetos de acesso, hotéis das seleções e outros locais de grande afluência. Pode ver tudo aqui.
Já a Ucrânia iniciou a construção de cinco escolas subterrâneas na região de Zaporíjia, no sul do país, como resposta aos constantes riscos de bombardeamentos. As autoridades regionais anunciaram hoje que estas instalações permitirão que os alunos frequentem as aulas com segurança no próximo ano letivo, oferecendo um ambiente protegido para a continuidade da educação mesmo em tempos de conflito.
E como já é do seu conheciemnto, o JN tem longa tradição no que toca às quadras de S. João. Espreite o que preparamos para si agora que a festa está mesmo aí à porta.
E se ainda não sabe o que fazer, a Evasões dá uma ajuda.
Por fim, delicie-se com esta maravilhosa viagem no tempo que a Notícias Magazine fez ao início da grande TSF. Um texto bem bonito da jornalista Sara Dias Oliveira.
Bom fim de semana e bom São João