Quando os problemas terrenos são maçadores, mais vale olhar para cima, onde é possível ver superluas como aquela que fica hoje visível a olho nu. O céu costuma ser o limite para quase tudo, menos para o campeonato de futebol da Arábia Saudita, onde o dinheiro compra qualquer jogador ou treinador.
Corpo do artigo
Sendo um momento de rara beleza, vale a pena lembrar que a primeira superlua cheia de 2023 será visível esta segunda-feira à noite e estará mais perto da Terra do que qualquer outra lua do ano. As superluas são ligeiramente maiores do que as luas cheias normais e mais brilhantes. Hoje, a Lua vai estar a 361.934 quilómetros de distância da Terra, segundo o portal "Space.com", o que faz com que pareça 16% mais brilhante do que o habitual.
Estratosférico é igualmente o campeonato nacional de futebol da Arábia. Já sabíamos que Cristiano Ronaldo e Benzema são alguns dos nomes que brilham na constelação saudita, mas as novidades continuam a brotar a um ritmo diário. Steven Gerrard, ex-internacional inglês, está em negociações muito avançadas para assumir o comando técnico do Al Ettifaq, apesar de ter recusado a primeira abordagem do clube. As conversas foram retomadas nos últimos dias e, de acordo com o “The Athletic”, estão destinadas a terminar com a assinatura do contrato. Como treinador, Gerrard já comandou o Rangers (Escócia) e o Aston Villa (Inglaterra).
Olhando para baixo, a partir da superlua, os eventos não são do maior interesse. Em França, por exemplo, a onda de tumultos que desde terça-feira alastra devido à morte de Nahel Merzouk parece ter amainado e até já surgem manifestações de apoio ao autarca atacado durante motins. Durante o fim de semana marcado pela violência, sobretudo, na zona de Paris, um grupo de indivíduos arrombou o portão da casa de Vincent Jeanbrun, presidente da Câmara Municipal de L'Haÿ les Roses, periferia sul de Paris, utilizando um carro previamente incendiado.
Mais a Ocidente, em Portugal, o ministro Manuel Pizarro sintetizou o que é o sistema (e não o serviço) nacional de saúde, destacando que o recurso a maternidades privadas para o atendimento de grávidas de baixo risco em Lisboa e Vale do Tejo permite uma assistência "com qualidade e segurança". Pizarro falava aos jornalistas em Serpa, no distrito de Beja, à margem da iniciativa Saúde Aberta, referia-se ao caso de uma grávida que foi transferida, no domingo, do Hospital de Santa Maria para uma maternidade privada. O privado complementa e articula-se com o público ou apenas serve de bombeiro casuístico?
Embora seja de inspiração divina, a muito terrena organização da Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, continua a levantar problemas. A Confederação das Forças de Segurança, que inclui elementos da PSP, GNR, ASAE, Polícia Marítima e Guarda Prisional, anunciou protestos para a semana da Jornada Mundial da Juventude, antecedido por uma greve de três dias na semana anterior, a 24, 25 e 26 de julho. Um aviso para quem pretende ir ao evento que trará o Papa a Portugal.
Quem está mais preso ao profano e paga pelo seu próprio embelezamento corre o risco de comprar gato por lebre. A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou 90 procedimentos criminais a clínicas de estética, salões de beleza e cabeleireiros por usurpação de funções e apreendeu diversos dispositivos médicos, equipamentos e outros utensílios clínicos. "A administração de toxina botulínica (vulgo botox) ou de ácido hialurónico, bem como a aplicação de outros procedimentos com recurso a técnicas invasivas, tais como os fios tensores para fins de harmonização facial, é exclusiva dos profissionais da Medicina, estando vedada a pessoas sem esta habilitação legal", informa a ASAE.