Esta é a quarta-feira da economia... Uma verdadeira avalanche de estatísticas e dados económicos conhecidos ao longo do dia não facilitam a vida ao leitor comum. A inflação desceu, o desemprego e o défice do Estado subiram... assim como os lucros de alguns dos maiores bancos portugueses.
Corpo do artigo
O Instituto Nacional de Estatística divulgou os dados do desemprego relativos a junho e o valor estimado - 6,7% - representa um aumento face ao mês anterior e ao mesmo mês do ano passado.
Os mais de 360 mil portugueses que estão sem emprego contrastam com o aumento significativo dos lucros de alguns bancos. Hoje foram conhecidos os resultados de três dos mais relevantes, BCP, BPI e Caixa Geral de Depósitos. O BPI aumentou os resultados em 28% para 327 milhões de euros, o BCP lucrou 485 milhões de euros e a CGD 889 milhões até ao mês de junho.
Nesta sequência de números convém ainda lembrar a inflação. Também hoje ficamos a saber que o índice de preços abrandou para 2,5% em julho e que o Estado teve um défice de 2.731 milhões de euros até junho.
Mas o dia não foram apenas números e estatísticas económicas. No Médio Oriente a situação está bem longe da pacificação após a morte no Irão de um dos principais líderes do Hamas, cuja autoria é atribuída a Israel.
Em França, nos Jogos Olímpicos, chegou-nos hoje um cheirinho da festa pela qual os portugueses tanto anseiam: Vasco Vilaça e Ricardo Batista chegaram juntos à meta e garantiram o quinto e o sexto lugar na prova de triatlo. E convém não esquecer Maria Tomé que, de manhã, também no triatlo, surpreendeu com um 11.º lugar tabém no triatlo. Afinal, as alegrias podem chegar quando menos se espera...