Enquanto na Grande Lisboa há autocarros a arder, carrinhas da PSP baleadas e pessoas esfaqueadas, Luís Montenegro assina acordos para a construção de novas pontes com o governo espanhol.
Corpo do artigo
Os tumultos, que nasceram na Amadora após Odair Moniz ter sido morto a tiro por um agente da PSP, escalaram por vários concelhos de Lisboa. Durante a madrugada desta quarta-feira, uma viatura da PSP foi baleada mas, ao contrário de Odair, nenhum dos polícias foi atingido. No entanto, houve quem acabasse por ser apanhado nos confrontos. Há polícias feridos, cidadãos esfaqueados e três detidos.
A ministra da Administração Interna já falou e afirmou que "as forças de segurança tudo farão para manter a ordem". Margarida Blasco garantiu, ainda, estar "em permanente contacto" com a polícia. Desta vez, parece que os telefones estão a funcionar. Quem também garante estar a acompanhar tudo ao minuto é Marcelo Rebelo de Sousa. Veja aqui as palavras do Presidente da República.
Longe de Lisboa está Luís Montenegro. O primeiro-ministro está em terras algarvias na Cimeira de Faro e já assinou um acordo para a construção de duas novas pontes com o governo espanhol. Ainda na cimeira, Pedro Sánchez, primeiro-ministro de Espanha, sublinhou o compromisso de ligar Lisboa-Madrid em comboio de alta velocidade até 2030. Para Luís Montenegro a prioridade é ligar Porto a Vigo, ainda que sem datas. A não esquecer que velocidade não é propriamente umas das palavras favoritas de Portugal.
Já que estamos em Espanha, vamos até Palma de Maiorca, onde uma jovem de 24 anos está desaparecida desde o início do mês e, ao que tudo indica, terá sido esmagada e incinerada. Veja aqui toda a história.
Para os amantes de futebol também há novidades: o sorteio da quarta eliminatória da Taça de Portugal realizou-se esta quarta-feira. O Benfica irá defrontar o Estrela da Amadora e o F.C.Porto irá a Moreira de Cónegos. Segundo os entendidos, o sorteio foi mais favorável ao Sporting. Veja o porquê nesta lista.