Bolas, bolas, bolas: a partir de agora e durante um mês, só se vai falar do Euro 2024, que arranca já esta sexta-feira. Portugal é favorito? Nem por isso. E Ronaldo? Também não.
Corpo do artigo
Portugal não vai ganhar o Euro 2024. Ronaldo não vai ser o melhor marcador. A maior casa de apostas do mundo não dá o favoritismo à Seleção das Quinas, nem ao nosso jovem recordista de 39 anos (já fez este ano, a 9 de fevereiro), que vai entrar agora no seu sexto campeonato da Europa de futebol.
Quem domina as probabilidades no UEFA Euro 2024? De acordo com a casa BetMGM, a Inglaterra é a grande favorita a vencer o campeonato. No segundo e terceiro lugares do pódio surgem a França e a Alemanha. Entre as 24 equipas candidatas, Portugal aparece disposto a ganhar em quarto lugar e depois vem a Espanha.
As “odds” para o país favorito à vitória dão também o trio mais provável à desgraçada derrota: os três últimos serão a Eslováquia, a Geórgia e a Eslovénia, diz a BetMGM.
E o jogador que mais golos vai marcar? Ronaldo, que já faturou 130 nos 207 jogos pela seleção nacional, não é. É Kylian Mbappe, da França, aposta o site, ou então é Harry Kane, da Inglaterra.
No meio disto, vale a pena termos fé? Roberto Martinez Montoliu tem. Até já prometeu a ir a Fátima se ganharmos o Europeu – mas “a pé, não, a pé custa muito”, diz o espanhol que dirige a seleção de todos nós.
O pontapé de saída do Euro 2024 é já esta sexta-feira, às 20 horas, com o embate Alemanhã-Escócia (no fim, a Escócia fica em 19.º lugar, diz o BetMGM).
Portugal só entra em campo na terça-feira (20 horas) e joga contra a Chéquia (agora já não dizemos República Checa, dizemos Chéquia, habituem-se).
Últimas hora: a seleção portuguesa já chegou à Alemanha. E tem uma sardinhada à sua espera, diz o enviado especial do JN.
Com a Europa inteira de chuteiras, o Euro ocupa já, e ocupará pelos próximos 30 dias, o centro da mesa das conversas. Sente que ainda não sabe isto ou aquilo sobre o Europeu? Temos a solução: vá aqui e fique a saber tudo de tudo do Europeu.
O resto da atualidade
No rodízio de notícias do dia há outros destaques.
Promessa política: “Mesmo que não haja convergência, nós vamos governar. É é para isso que nós estamos hoje no Governo”, diz o primeiro-ministro Luís Montenegro.
Ainda na política: problemas para a ministra da Saúde (e para Viseu).
Precisa de saber quais os serviços de urgência de pediatria, de obstetrícia e os blocos de parto hospitalares que estão abertos ou fechados? A divulgação da lista foi adiada para esta sexta-feira.
Anda de comboio? Dia 28 não vai andar.
E lembra-se do antigo Bairro do Aleixo, no Porto, cujas cinco torres o então autarca Rui Rio mandou dinamitar entre 2011 e 2013? Continua vazio. Sabe-se agora que o terreno em anfiteatro sobre o Douro vai ter novas torres de habitação e uma delas com 21 andares, que será das mais altas da cidade.
Alívio para a liberdade das mulheres nos EUA: o Supremo Tribunal aprovou a preservação do acesso ao principal medicamento utilizado na interrupção voluntária da gravidez.
Com a guerra de Israel à Palestina a superar já os 37 mil mortos (a desproporção é gritante: 35.562 palestinianos e 1.478 israelitas), consulte neste explicador o que deve saber sobre a Palestina.
Do lado da cultura, com os olhos já postos no futuro, veja aqui o programa de outono nos teatros municipais do Porto, que foi revelado esta quinta-feira. Há muita coisa por que salivar.
E este fim de semana, não sabe o que fazer? Se gosto de carros e motos e música, o seu destino é Penafiel: a cidade recebe já esta sexta-feira o primeiro de três dias do célebre Racing Fest Penafiel. Veja aqui o cartaz musical onde se destacam Rui Vargas, PZ e os Máquina.
Bom fim de semana - com ou sem bola.