Corpo do artigo
A depressão DANA provocou uma tragédia no leste de Espanha. Pelo menos 95 pessoas perderam a vida, na sequência de um fenómeno meteorológico extremo que se abateu em especial sobre a zona de Valência. A precipitação na cidade na noite de terça para quarta-feira foi, de acordo com dados oficiais citados pela imprensa espanhola, a mais elevada desde 11 de setembro de 1966, tendo chovido entre 120 e 180 litros de água em 12 horas.
O temporal atingiu vias e infraestruturas, provocando inundações em estradas e campos, destruíndo pontes e arrastando carros. As imagens que correm nas televisões e redes sociais mostram rios, estradas, ruas e campos inundados, carros arrastados pelas águas e pessoas em telhados ou árvores à espera de resgate. Com o nível de alerta das autoridades espanholas no máximo, o presidente do governo regional da Comunidade Valenciana, Carlos Mazón, reiterou, esta quarta-feira, o pedido à população para evitar sair de casa e para não tentar circular pelas estradas.
Entre os portugueses que vivem na região, Rafael Andrade, de 25 anos, natural da Póvoa de Varzim, estudante do 5.º ano do curso de Medicina na Universidad Cardenal Herrera, contou ao JN o susto que apanhou, porque embora não estivesse no epicentro do mau tempo, o vento intenso deixou o município onde reside às escuras e sem internet.
Sem os mesmos contornos dramáticos, há outra tempestade em curso em Portugal, mais precisamente em Alvalade. Um dia depois de ter confirmado à CMVM que o Manchester United está disposto a pagar os 10 milhões de euros da cláusula de rescisão de Ruben Amorim, o Sporting dá sinais de não querer libertar o treinador de imediato.
A SAD liderada por Frederico Varandas alega uma alínea no contrato de Amorim, segundo a qual, em caso de pagamento da cláusula de rescisão por outro clube, o técnico tem de dar 30 dias à casa antes de sair. Os leões pretendem que Ruben Amorim se mantenha no cargo até à próxima paragem do campeonato, ou seja, que ainda comande a equipa nos jogos com o Estrela da Amadora (sexta-feira), Manchester City (5 de novembro) e Braga (10 de novembro).
Quando forem acertados todos os detalhes da saída, o técnico português deverá assinar um contrato de dois anos e meio com o clube de Old Trafford, que despediu o neerlandês Ten Hag na passada segunda-feira.
Na política nacional, Luís Montenegro afirmou, esta quarta-feira, no arranque do debate do Orçamento do Estado na generalidade que o documento representa um "compromisso" com o PS "até ao limite do razoável". O primeiro-ministro considerou que ir mais além será "uma ofensa" aos eleitores e ajustou contas com os Governos socialistas, dizendo que "agora há vida e objetivos para além do excedente".
No contexto judicial da "Operação Maestro", Manuel Serrão foi interrogado ao longo de duas horas no Tribunal Central de Instrução Criminal, em Lisboa. O empresário, suspeito de fraude na obtenção de dezenas de milhões de euros em fundos europeus, conhecerá as novas medidas de coação a 7 de novembro.