António Costa voltou à faculdade para tirar uma pós-graduação em Contencioso Contratual, Mediação e Arbitragem. As eleições do F. C. Porto já têm data marcada e em Bruxelas houve um protesto de agricultores que deixou a cidade em turbilhão.
Corpo do artigo
Nunca é tarde para voltar a estudar. Aliás, nunca é tarde para nada, na verdade. E António Costa acredita nisso mesmo. Ainda como primeiro-ministro em gestão, voltou à faculdade para tirar uma pós-graduação em Contencioso Contratual, Mediação e Arbitragem, na Faculdade de Direito da Universidade Católica, em Lisboa. Aos 62 anos, parar ou reformar-se não passa pelos planos de Costa.
As eleições legislativas estão aí à porta, mas há outras eleições que são notícia. O ato eleitoral para decidir o próximo presidente do F. C. Porto vai decorrer a 27 de abril, um sábado, no Estádio do Dragão. Pinto da Costa, presidente em funções, André Villas-Boas e Nuno Lobo concorrem ao cargo. As urnas vão estar abertas das 9 às 20 horas.
Ainda no tópico de eleições, é interessante perceber a estratégia dos partidos nas redes sociais, com principal destaque para o TikTok. Os partidos mais pequenos dominam mais e os grandes têm um longo caminho a percorrer para se modernizarem.
Esta segunda-feira também fica marcada por um novo protesto dos agricultores, desta vez em Bruxelas, na Bélgica. Foram milhares que bloquearam o acesso à Comissão Europeia e os manifestantes romperam as barreiras de segurança instalada pela polícia. Os agricultores reivindicam várias coisas, como a falta de apoios específicos, por exemplo, para acompanhar as ambições ambientais de Bruxelas. É uma luta que une esta comunidade um pouco por toda a Europa. Talvez seja hora de realmente começar a fazer alguma coisa em prol da estabilidade.
Voltando a Portugal, um jovem russo de 17 anos foi encontrado morto num quarto de hotel nas Antas, no Porto. O cadáver do jovem jogador de ténis foi encontrado na manhã desta segunda-feira e vai ser autopsiado para se apurarem as causas da morte.
A justiça continua a condenar membros da Igreja por crimes sexuais. Desta vez, foi o Tribunal de Viseu a condenar um padre desse distrito a uma pena de prisão de um ano e 11 meses. O homem foi acusado pelos crimes de aliciamento de menores para fins sexuais e coação sexual agravada na forma tentada. Mas a pena de prisão fica suspensa por um período de três anos.
Em Braga, houve um roubo que correu mal. Bastante mal. Um indivíduo assaltou uma farmácia e colocou-se em fuga num Smart. Uma patrulha da PSP seguiu na perseguição e, quando o assaltante se apercebeu de uma ação de bloqueio na A4, colocou-se em contramão em plena autoestrada. Percorreu 30 quilómetros até embater noutro carro, na saída para Santo Tirso. Morreu no local, enquanto os ocupantes do outro veículo sofreram ferimentos ligeiros.