Corpo do artigo
A realidade nem sempre é o que parece. Por vezes a revelação é cómica; outras é trágica. Segundo o Ministério Público, Arelys, de 36 anos, pagou com a vida a descoberta de que o homem com quem vivera durante sete anos era um assassino possessivo e não um marido carinhoso.
Rafael da Silva viu a mulher a fazer a mala para sair de casa e atacou-a. Mais de dez facadas nas costas asseguraram que Arelys já não ia a lado nenhum. Enterrou o cadáver a cerca de um quilómetro da casa onde viviam, em Vagos. Interrogado pela PJ, Rafael deixou cair a pele de cordeiro e confessou-se um lobo assassino. Foi acusado e em breve responderá pelos seus atos em tribunal.
No Porto, a PSP deteve um jovem casal que lucrou cerca de 100 mil euros a vender gato por lebre. Anunciavam em plataformas de vendas digitais que pretendiam trocar Rolex por outros relógios de luxo ou carros. O negócio parecia bom, bom demais para ser realidade. E era. Os Rolex eram falsos, mas a PSP do Porto não caiu no logro e deu-lhes cabo do esquema.
André Ventura também se terá deixado (ou não) ludibriar por lobos em pele de cordeiro e comprado alguns gatos por lebres. O líder do Chega pensaria que tinha ao seu lado "cidadãos de bem" e afinal, a realidade era outra. Os casos de destacados militantes a braços com a Justiça sucedem-se a ritmo elevado e embaraçam um partido que tem na luta contra os “bandidos” a sua principal bandeira.
Só nos últimos dias, Nuno Pardal Ribeiro foi acusado de prostituição de menores, José Paulo Sousa conduzia com 2.25 g/l de álcool no sangue e Miguel Arruda, suspeito de furto de malas, foi esta sexta-feira acusado de, por duas vezes, fazer conscientemente a saudação nazi em pleno Parlamento. O deputado diz que não. Está na última fila e por isso estica o braço para assim se ver melhor, explicou. Terá sido apenas um erro de interpretação ou então um gesto reflexo à semelhança do que sucedia com o Dr. Estranho Amor de Stanley Kubrik.
Por falar em filmes, gravada do ar, a captura dos dois últimos fugitivos de Vale de Judeus poderia entrar numa produção de Hollywood. Rodolfo Lohrman e Mark Roscaleer foram detidos em Alicante, no sudeste de Espanha. Ofereceram muita resistência e estariam a preparar assaltos para financiar a ida para a América do Sul. Tinham-se evadido a 7 de setembro. Cinco meses depois da fuga, os cinco foram todos apanhados. Recorde a história da fuga e da captura de cada um deles nesta infografia.
Quem também está a fugir dos holofotes é Karla Sofía Gáscon. Depois de ter sido celebrada como a primeira atriz “trans” a ser nomeada aos Oscars, a protagonista de "Emilia Perez" viu-se caída em desgraçada após terem vindo a público várias publicações suas no Twitter de teor racista e discriminatório. Tal como um lobo em pele de cordeiro, afinal, a grande ícone da diversidade e inclusão parece afinal ser uma promotora do discurso de ódio e violência. Pelo sim, pelo não, remeteu-se ao silêncio.