A pouco mais de uma semana das eleições legislativas, a campanha eleitoral dos principais partidos está cada vez mais quente, com os principais líderes a guardarem os últimos cartuchos.
Corpo do artigo
Hoje à noite, o ex-presidente da Comissão Europeia e ex-primeiro-ministro Durão Barroso entra na campanha da AD e junta-se a Luís Montenegro em Santa Maria da Feira. Enquanto isso, o secretário-geral do PS, Pedro Nunto Santos, continua na sua senda de convencer os indecisos contrapondo o "projeto de futuro" dos socialistas com o "passo atrás" da AD.
Já André Ventura, no seu périplo por Viseu, voltou à carga num tema de onde tem muitos apoiantes: as autoridades policiais. O líder do Chega disse querer "recuperar a autoridade da polícia" com armas "para usar quando é preciso". Palavras que agradam, já que também se comprometeu com equiparação do subsídio atribuído à Polícia Judiciária, o rastilho que provocou manifestações por todo o país.
Mais à esquerda, a bloquista Mariana Mortágua voltou ao ataque ao considerar que Luís Montenegro tem precisado de esconder candidatos que trazem para a AD "ideias que pertencem ao Chega".
Lá por fora o dia é marcado pelo funeral do opositor russo a Putin. Alexei Navalny foi hoje a enterrar numa cerimónia que juntou milhares de pessoas. Já antes, a polícia russa tinha detido pelo menos 45 pessoas em manifestações. Se quiser saber mais veja aqui o comentário da nossa jornalista Ana Isabel Moura.
No Porto continua o julgamento pela morte de Igor Silva, o adepto que foi esfaqueado junto ao Estádio do Dragão durante os festejos do título do F. C. Porto em 2022. O JN noticia que o Ministério Público vai abrir uma ação contra duas testemunhas que hoje alteraram o depoimento. As duas testemunhas terão relatado agressões e apontaram Marco "Orelhas" como um dos autores, porém, em tribunal, mudaram radicalmente a versão e disseram que não tinha visto nada.
No desporto, há a assinalar que as explicações dos árbitros em situações com intervenção do videoárbitro (VAR) vão ser testadas pela primeira vez na I Liga na 25.ª jornada, a ser disputada entre 8 e 11 de março, altura em que o Benfica recebe o Estoril Praia, o Sporting vai a Arouca e o FC Porto visita o Portimonense.
Já que estamos a iniciar o fim de semana, um alerta para o mau tempo. A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um aviso à população face às previsões de mau tempo, com vento forte, agitação marítima e queda de neve.
Boas leituras!