Finalmente haverá alguma luz sobre o novo aeroporto de Lisboa. A joaninha deverá mesmo levantar voo para levar as cartas a Lisboa, como diz a cantilena.
Corpo do artigo
Com a intenção de dar um impulso forte à sua governação, Luís Montenegro anuncia hoje à hora de jantar as linhas mestras do novo aeroporto de Lisboa, que se irá construir em Alcochete, seguindo assim a recomendação da Comissão Técnica Independente. O primeiro-ministro cumpre uma das suas promessas eleitorais. A confirmar-se, o novo aeroporto de Lisboa irá mesmo arrancar, após 55 anos da primeira decisão.
A ferver tem estado a polémica com a Agência para a Integração, Migração e Asilo (AIMA), que não consegue dar vazão aos milhares de pedidos de legalização dos imigrantes. Hoje, as lojas do Porto e de Lisboa tiveram que ser reforçadas com policiamento da PSP. O Governo já veio a público dizer que a situação vai ser resolvida "muito brevemente". Nos últimos dias, registou-se um aumento significativo da afluência de imigrantes às lojas da AIMA, depois de a agência ter pedido o pagamento antecipado dos custos do agendamento para concluir processos de regularização.
Após os crimes racistas no Campo 24 de Agosto, no Porto, foi agora denunciado outro caso em Lisboa: uma criança nepalesa foi vítima de "linchamento" numa escola. O menino de nove anos foi agredido com violência pelos colegas, acompanhado de insultos xenófobos e anti-imigrantes.
Contas para trás e para a frente, o ex-ministro das Finanças Fernando Medina foi ao Parlamento acusar a Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) de criar falsidades quando disse que houve uma orientação para os fundos da Segurança Social serem aplicados em dívida pública e assim fazê-la baixar, permitindo a Medina um brilharete das contas públicas.
Ainda os "bilhetes dourados". Os Super Dragões negam qualquer ilegalidade na venda de bilhetes e garantem que cumprem todos os protocolos com o F. C. Porto e a sua SAD. Lamentam o “atropelo” ao segredo de justiça e a “proporção da intoxicação mediática, perseguição e ameaças que a Associação, os membros dos Órgãos Sociais e alguns dos seus elementos têm sido alvo”.
Ainda em matéria de justiça, destaque para a absolvição do piloto que aterrou uma avioneta na praia da Caparica e matou uma criança e um homem. O caso ocorreu a 2 de agosto de 2017, quando Carlos Conde de Almeida seguia com um instruendo da Escola de Aviação Aerocondor na avioneta que saiu de Cascais rumo a sul, quando o motor deixou de funcionar ao sobrevoar o Tejo, a 300 metros de altitude, sendo obrigado a aterrar de emergência.
Uma palavra final para o designer Manuel Alves, que morreu hoje aos 73 anos vítima de cancro. O estilista marcou, juntamente com Manuel Gonçalves, uma geração da moda portuguesa. A dupla desenhou uniformes para empresas como a companhia aérea portuguesa TAP e a operadora telefónica Vodafone, assim como figurinos para cinema, teatro e bailado, tendo ainda desenvolvido uma linha de cerâmica e outra de joias e acessórios.
Boas leituras!!